Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Hemocentro: em clima de Copa do Mundo, campanha é lançada

Hemocentro: em clima de Copa do Mundo, campanha é lançada

A unidade está personalizada com as cores verde e amarelo em alusão a copa e os servidores estão caracterizados com a blusa da campanha - Foto: Ascom/SesauA campanha “Sangue Campeão Roraima”, de incentivo a doação, foi lançada na manhã desta segunda-feira, 9, pelo Hemocentro de Roraima, e já recebeu até o momento 21 doadores. A ideia é de abastecer o estoque para o período das comemorações da Copa do Mundo e também das festas juninas. A ação segue até o dia 14 de junho, a data que é comemorada o “Dia Internacional do Doador de Sangue”.

A unidade passa por um período crítico no estoque dos fatores de Rh Negativo. O fator “O” negativo é a principal preocupação. Segundo a coordenadora do setor de Captação do Hemocentro, Terezinha de Jesus Khan, este tipo sanguíneo é doador universal e por esta razão, ele é o primeiro a ser retirado do estoque na falta dos outros fatores. “Precisamos constantemente de voluntários. O tipo “O” negativo só pode receber dele mesmo”, alertou Terezinha.

Conforme a coordenadora, para manter o estoque geral garantido no período considerado normal, são necessárias diariamente uma média de 40 bolsas armazenadas no banco de sangue da unidade. Já em períodos festivos, como esta quantidade dobra, o Hemocentro necessita de uma margem de segurança de 80 bolsas para suprir a demanda ocasionada por acidentes e agressões que aumentam durante as comemorações.

Com a campanha “Sangue Campeão Roraima”, a unidade pretende então dobrar sua capacidade habitual para ter a disposição da população todos os fatores sanguíneos no seu estoque. “Já firmamos parcerias com três grupos voluntários a doadores e ainda estamos à disposição das instituições que ainda não agendaram o seu dia no Hemocentro”, explicou Terezinha, informando que para a instituição aderir à campanha basta agendar o dia da doação no setor de captação do Hemocentro ou ligar no telefone do setor no número 2121-0883.

Para quem já é doador ou quem quer doar individualmente, deve ir direto à unidade. A coleta funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h, e das 13h30 às 18h, mas a unidade fica aberta no intervalo de meio dia para fazer a entrega de exames de sorologias (após 30 dias da doação) e de declarações. No sábado, a unidade abre no horário de 7h às 13 horas. O Hemoraima fica na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, depois do HGR. Para os doadores regulares, é preciso observar os intervalos das doações. A diretora explicou que no caso do homem, o período mínimo é de 61 dias, e da mulher, 91 dias.

Requisitos

Doar sangue é seguro, por isso qualquer pessoa em boas condições de saúde, apresentando documento oficial com foto, entre 16 até 17 incompletos (acompanhados dos pais ou responsáveis legais) e para quem já é doador, até 69 anos.

A pessoa precisa ter mais de 50 kg e não deve estar em jejum, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 2h antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto.

Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o candidato à doação preenche um cadastro, e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida. Outras informações no (95) 2121-0883.

 

 

 

Deixe uma resposta