Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Governo visita escolas estaduais indígenas e garante melhorias

Governo visita escolas estaduais indígenas e garante melhorias

Governador Chico Rodrigues na maloca da Raposa - Foto: Antonio Diniz O governador Chico Rodrigues visitou no sábado, 7, as comunidades indígenas, Raposa, Napoleão e Guariba no município de Normandia para saber a realidade da Educação daquelas localidades. Depois de se reunir com as lideranças locais o líder do Executivo anunciou um pacote de melhorias para o setor de Educação das comunidades. A decisão contempla as estruturas das escolas, a merenda escolar, material didático, mudanças no setor administrativo etc.

Nas escolas estaduais indígenas José Viriato e a Índio Marajó, há necessidade de melhorias na infraestrutura, na distribuição de material escolar e um reforço na alimentação dos alunos. “Ao visitar as comunidades in loco, estou vendo de perto algumas necessidades dos indígenas. Mesmo com pouco que tempo que temos à frente do governo do estado foram detectados pequenos problemas que podem ser resolvidos de imediato. A prioridade neste momento é a merenda escolar, que a partir de julho todos os alunos da rede estadual de ensino terão duas refeições ao dia”. Destacou.

Ainda dentro dessas demandas imediatas, o governador já autorizou para esta semana a reposição de lâmpadas nos postes na comunidade Guariba, o que trará mais segurança aos alunos. Rodrigues mostrou habilidade ao conseguir parcerias com a classe política em âmbito estadual e municipal para fechar entender outras necessidades de interesse da comunidade como o preparo de 10 hectares de terras para o plantio e a recuperação de um veículo utilizado pelos moradores do local.

O prefeito de Normandia Jairo Araújo ressaltou que a visita do governador nas comunidades foi importante para os indígenas. “A iniciativa do governador de visitar principalmente as estruturas das escolas nas comunidades, trouxe novas expectativas para as unidades de ensino”, enfatizou.

O tuxaua da comunidade da Raposa, Gabriel Silvestre, explicou que a sua comunidade há treze anos a Escola Estadual Indígena José Viriato, não recebia uma reforma. “Estamos vivendo com uma estrutura precária, mas agora com visita do Chico Rodrigues, acreditamos em melhoria para educação do nosso povo”, observou. 

Outras demandas

Na oportunidade o governador visitou também a revitalização da cabeceira da ponte sobre rio Tacutu que foi recentemente revitalizada. “Essa era uma solicitação antiga dos moradores do município de Normandia, a cabeceira estava com uma cratera enorme causando perigo para aos condutores que trafegam na rodovia federal 432. O problema foi resolvido, a cabeceira da ponte foi ampliada. Em parceria com a prefeitura de Normandia”. Frisou. O governador também autorizou a realização de serviço de emergência para melhorar o tráfego das vicinais que dão acesso às comunidades no período chuvoso.

 

 

Deixe uma resposta