Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Interior | Governo inicia serviços de recapeamento e de limpeza urbana nos municípios

Governo inicia serviços de recapeamento e de limpeza urbana nos municípios

A previsão do começo dos serviços de recapeamento em Bonfim é na próxima semana - Foto: Antônio DinizO Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf), iniciou nesta semana serviços de recapeamento e de limpeza urbana em localidades do interior. Serão realizados trabalhos de recapeamento de asfalto e operação tapa buracos em Normandia e Bonfim e de limpeza das vias urbanas nas sedes e nas principais vilas dos 14 municípios.

De acordo com o diretor do Departamento Estadual de Infraestrutura de Transportes (DEIT), engenheiro Edílson Lima, a empresa Coema Paisagismo, Urbanização e Serviços Ltda. já começou a executar em Normandia trabalhos de tapa buracos em ruas com desgaste do pavimento de asfalto e de recapeamento de uma pista dupla, uma das principais vias da sede do município, onde estão localizadas diversas instituições do setor administrativo da cidade.  

Na próxima semana, o município de Bonfim também será beneficiado com a operação tapa buracos e com o recapeamento das ruas principais. Esses trabalhos estão inclusos num contrato mantido entre o Governo do Estado e a empresa Coema, que prevê recapeamento e asfaltamento de vias urbanas e rurais em várias localidades.

Na soma dos serviços já realizados por meio desse contrato estão: o asfaltamento das vicinais Samaúma, tronco São Francisco e tronco Paredão, de segmento da BR-210, entre São João da Baliza e Caroebe, e o recapeamento de trecho de cerca de oito quilômetros da BR-401, no município do Cantá.

O diretor do DEIT ressalta a importância dessa parceria para a população do interior. “A maioria dos municípios não tem usina de asfalto. Então, o trabalho que o Governo do Estado está realizando é muito importante e garante não apenas melhoria do tráfego e da mobilidade nas vias urbanas, mas também resulta na valorização de imóveis e, principalmente, valoriza o cidadão, proporcionando melhor qualidade de vida”, disse Edílson Lima.

Também importante para melhoria da qualidade de vida e considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma das principais atividades da administração pública, a limpeza urbana dos municípios é outro serviço que o Estado já iniciou em alguns locais e vai realizar nas cidades e nas principais vilas do interior.

Segundo o diretor do DEIT, a ação é uma medida de auxílio às prefeituras. Ele destaca que a remoção de entulhos e de materiais sem utilidade, jogados nas vias públicas, evita problemas sanitários e até interferências no trânsito de veículos e de pedestres. “Não é apenas uma questão estética, esse trabalho de limpeza das vias urbanas evita, por exemplo, a proliferação de vetores de doenças endêmicas como os causadores da dengue e da malária, além de melhorar a mobilidade de pessoas e de veículos”, conclui.

 

 

 

Deixe uma resposta