Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Interior | Governo garante apoio para produção agrícola em terra indígena

Governo garante apoio para produção agrícola em terra indígena

Chico Rodrigues se reuniu com representantes indígenas - Foto: Edinaldo MoraisA convite das lideranças indígenas da comunidade Xaary pertencente a etnia Wai-Wai, o governador Chico Rodrigues (PSB) esteve reunido com representantes  de seis comunidades no domingo, 1º. No encontro, foi apresentada pelos indígenas uma pauta de reivindicações para melhorar o escoamento da produção agrícola, como a melhoria da estrada de acesso a comunidade, que fica no município de São João da Baliza, sul de Roraima.

O representante das comunidades, Geraldo Pereira, relatou ao governador as péssimas condições da estrada e a dificuldade que a comunidade enfrenta durante o inverno, ficando praticamente isolada. Solicitaram de forma coletiva a recuperação da ponte de 40 metros, e das demais de pequeno porte que dão acesso ao rio Anauá.

“Necessitamos deste apoio do governo estadual, caso contrário ficaremos prejudicados sem poder retirar de nossos lotes a produção extrativista de “Castanha do Brasil”, e outros produtos da agricultura de subsistência como a farinha, milho e feijão. Vendemos parte da produção de castanha para o Amazonas, e, com o excedente, abastecemos os municípios de São Luiz do Anauá, Caroebe e São João da Baliza”, informou.

O tuxaua Zacarias Wai-Wai apresentou ao governador um relatório da produção na comunidade, destacando que são comercializadas 5 mil sacas de castanha anualmente. Solicitou um motor para atender aos indígenas que moram na localidade. Eles foram atendidos apenas com o barco de alumínio.

“Nossa comunidade antecipadamente agradece ao governador que dentro de sua agenda de compromissos, promoveu este encontro. Entendemos como um gesto de compromisso em nos dar o apoio necessário pela resposta em relação à nossa produção extrativista e agrícola. É necessário contarmos com essa parceria, que nos beneficiará com a melhoria das estradas e a destinação de um motor de popa para atender às comunidades que moram após o Rio Anauá”, comentou.

O governador Chico Rodrigues, após ouvir o relato das lideranças indígenas, destacou que dará o encaminhamento aos pedidos solicitados, e afirmou que reconhece o esforço em relação às limitações por conta das péssimas condições de trafegabilidade da estrada de acesso à comunidade, e destacou que os pedidos que feitos ao governo são pertinentes por contemplar, de forma coletiva, as lideranças que apresentam o resultado de seu trabalho com a crescente produção extrativista em terras indígenas.

“Quero destacar que estaremos empenhados em resolver o quanto antes as demandas apresentadas pelo curto espaço que temos em relação ao período do inverno, que dificulta ainda mais o acesso. Entendo ser necessária a valorização da produção regional, e este nosso apoio é um incentivo ao fortalecimento para a expansão da economia dos povos indígenas”, finalizou.

 

 

 

Deixe uma resposta