Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Governo de Roraima destaca ações para sanar demandas

Governo de Roraima destaca ações para sanar demandas

O governo Chico Rodrigues, que acaba de ultrapassar a barreira dos 50 dias, desenvolve ações que demonstram a responsabilidade e a vontade política para encaminhar as demandas da população, especialmente no que diz respeito ao tripé formado pelos setores de segurança, saúde e educação.

No primeiro quesito, está previsto para o próximo mês o lançamento do Programa Ronda no Bairro, que tem como objetivo trazer a população para perto da polícia. O programa prevê o estreitamento de laços entre a comunidade e o policial responsável por cada área. Ou seja, o morador passa a conhecer o policial que lhe presta segurança e, assim, ganha mais confiança.

Enquanto se ultimam os preparativos para o lançamento do programa, a cidade já pode contar com a presença maciça de viaturas policiais nas ruas, seja nos bairros centrais como nos periféricos, o que aumentou a sensação de segurança de todos.

Isso se deve à decisão de governo de promover a aquisição de novas viaturas e armamento. A segurança nas fronteiras também tem sido outra preocupação do governo Chico Rodrigues. A Operação Tolerância Zero nas Fronteiras é um exemplo.
Com novas viaturas e mais efetivo empenhado, hoje Roraima pode dispor de maior segurança nas regiões fronteiriças com a Venezuela e Guiana, assim como na divisa com o Estado do Amazonas, na BR-174, localidade de Jundiá, sul do Estado.

No segundo esteio do tripé, a saúde, tão logo foi concluído o diagnóstico geral da situação, o governador Chico Rodrigues decretou, já no último sábado (24), Situação Especial de Emergência na Rede Pública Estadual de Saúde, o que permite tomar medidas eficazes dentro dos prazos estabelecidos.

Na tarde dessa segunda-feira (27), o governador visitou a principal unidade de saúde do Estado, o Hospital Geral de Roraima (HGR), e informou à população que o Gabinete de Monitoramento da Situação Especial de Emergência (GMSEE) já está em ação, verificando todas as demandas a ser instituídas.

A educação é também motivo de preocupação para o governador Chico Rodrigues. Hoje o número de professores se apresenta aquém das necessidades. Existem em atividade na rede pública estadual de ensino 4.945 professores do quadro efetivo estadual, 2.240 temporários e 1.041 do ex-território. Há de se considerar o cumprimento da legislação, que determina carga horária de 16 horas em sala de aula.

O Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Secretaria Estadual da Educação e Desportos (SEED) considera a falta de professor como pontual, geralmente em decorrência de licenças médicas, readaptações, pedidos de exoneração e outros afastamentos garantidos em lei.

O governador Chico Rodrigues expressa seu apreço e respeito à classe de educadores do Estado. Entre as várias ações de governo que visam a melhorar a educação ofertada à população, está prevista a implantação do Prêmio Gestão Escolar. Esse prêmio será concedido aos professores e gestores que se destacarem em suas funções.

A SEED estuda a possibilidade de realização de concurso público para contratação de novos professores efetivos. Esse estudo está em fase de levantamento da necessidade de contratação e o impacto financeiro que implicará na folha de pagamento. Ao término, será lançado o Edital, levando-se em consideração a oportunidade, em função do ano eleitoral.


Deixe uma resposta