Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Gestores públicos discutem como fortalecer a Atenção Básica com foco na prevenção de doenças

Gestores públicos discutem como fortalecer a Atenção Básica com foco na prevenção de doenças

Paulo Linhares: "Uma das propostas é discutir o alcance da redução no número de internações da Rede Hospitalar do Sistema Único de Saúde" - Foto: Secom-RR

Paulo Linhares: “Uma das propostas é discutir o alcance da redução no número de internações da Rede Hospitalar do Sistema Único de Saúde” – Foto: Secom-RR

Fortalecer a Rede de Atenção Básica de Saúde, por meio do trabalho executado com foco na prevenção. Esse é um dos temas principais que serão discutidos no Seminário “A gestão Estadual do SUS [Sistema Único de Saúde]”, nos próximos dias 28 e 29, em Brasília (DF).O evento contará com a participação de representantes das secretarias estaduais de Saúde de todas as regiões brasileiras, e membros do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde).

Segundo o secretário adjunto estadual de Saúde, Paulo Linhares, uma das propostas é discutir o alcance da redução no número de internações da Rede Hospitalar do Sistema Único de Saúde. “Vai ser um momento para discutir as diretrizes de trabalho na rede de atenção de saúde com foco na Atenção Primária, o trabalho das gerências das unidades hospitalares e o que fazer para reforçar a prevenção, medida que precisa estar presente nas ações executadas na rede primária, ou seja, se a prevenção de doenças for trabalhada de forma mais ampla vai influenciar automaticamente na diminuição dos custos com a saúde na atenção de média e alta complexidade”, esclareceu.

O direito ao Sistema de Saúde será outro ponto tratado no encontro. “Teremos a oportunidade de apresentar as nossas ações e trocar experiência. Vamos debater sobre o que é o Sistema de Saúde, como é executada essa política, quem tem direito aos serviços e como podemos fazer a prestação do serviço da melhor maneira possível”, explicou Linhares.

Entre os pontos a serem tratados estão também a Gestão do SUS nos estados e no segundo momento do Seminário serão realizadas oficinas com os temas as ‘Alternativas de Gerência de Unidades Públicas de Saúde’ e o ‘Direito à Saúde’.

Conforme a coordenadora geral da CGUE (Coordenadoria Geral de Urgência e Emergência), Helenira Macedo, será a oportunidade de traçar metas. “Acreditamos que será um encontro proveitoso, uma oportunidade de iniciar uma discussão regionalizada, ou seja, cada um terá a visão da política nacional de saúde e o que será possível fazer para efetivar a implementação das ações nos estados”, reforçou.

E o mais importante, é que esperamos retornar com a certeza de que poderemos estabelecer um plano de gestão focado em ações parceiras e alinhadas para que possamos ter estrutura para fortalecer cada vez mais a política de saúde tanto com foco na atenção básica, quanto na atenção hospitalar”, finalizou Helenira.

 

Deixe uma resposta