Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Gestão Cultural: curso visa desenvolver competências e habilidades

Gestão Cultural: curso visa desenvolver competências e habilidades

A aula inaugural do Curso de Extensão em Gestão Cultural da UFRR ocorreu hoje no Espaço de Cultura e Arte União Operária - Foto: Secom-RR

A aula inaugural do Curso de Extensão em Gestão Cultural da UFRR ocorreu hoje no Espaço de Cultura e Arte União Operária – Foto: Secom-RR

A UFRR (Universidade Federal de Roraima) realizou na manhã desta sexta-feira, 17, no Espaço de Cultura e Arte União Operária, a aula inaugural do Curso de Extensão em Gestão Cultural. A modalidade é ofertada em parceria com o MinC (Ministério da Cultura) por meio da SAI (Secretaria de Articulação Institucional), com o apoio da Fundação Ajuri e Secult (Secretaria Estadual de Cultura).Estiveram presentes ao lançamento, os representantes do MinC, secretário de Articulação Institucional, Vinícius Wu, e o chefe da Representação Regional, Delson Cruz, acompanhados do Gestor da Funarte (Fundação Nacional das Artes), na região Norte e Nordeste, Reinaldo Freire, do secretário da Secult, Marcos Jorge de Lima, e representantes da UFRR.  Gestores, conselheiros e agentes de segmentos da cultura, também prestigiaram o evento, que teve um momento musical, com a apresentação de artistas locais.

Com a carga horária de 160h, de forma presencial, o que curso que contempla 55 alunos, atenderá aos 15 municípios, e tem como finalidade formar gestores públicos, conselheiros de cultura e agentes de cultura de informações relacionadas à gestão e à formulação de políticas públicas de cultura local e regional e, assim, consolidar o SNIC (Sistema Nacional de Cultura).

Vinicius Wu evidenciou que o MinC tem realizado ações e iniciativas que visam reduzir as desigualdades regionais e culturais e que o curso será de fundamental importância nesse processo. “Temos buscado escutar as regiões, conhecer as características e dificuldades de cada uma em fazer cultura, e o curso de Gestão Cultural, vem de encontro a esse papel, pois tem a missão de promover a formação de gestores públicos, conselheiros e agentes culturais, buscando também a realização estratégica de políticas públicas que possam democratizar o acesso à cultura no Brasil”, disse.

O secretário de Cultura, Marcos Jorge, explicou que o projeto surgiu para agregar o universo de quem faz cultura. “Essa iniciativa servirá para desenvolver competências e habilidades para gestão de políticas, programas e projetos que valorizem e promovam a cultura local e regional, reunindo fazedores de cultura de todos os lugares de Roraima, os integrando a uma só voz”, disse.

A coordenadora de Cultura e também responsável pelo curso, Selmar Almeida, destacou a participação dos municípios. “Este é um projeto que lança uma semente mobilizadora junto às prefeituras para fortalecer as políticas municipais de cultura que já são desenvolvidas e, inclusive, permitir o acesso aos instrumentos de financiamento de cultura existentes no Sistema Nacional, para multiplicar esses recursos nos municípios através de projetos”, declarou.

A programação encerrou com uma palestra ministrada pelo secretário de Articulação Institucional do MinC, destacando a qualificação da gestão da cultura, estratégias e desafios.

Fernanda Azevedo

 

Deixe uma resposta