Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Gestão: Boa Vista e Rorainópolis firmam termo de mútua cooperação técnica

Gestão: Boa Vista e Rorainópolis firmam termo de mútua cooperação técnica

Assinatura do Termo de Cooperação – Fotos: Diego Dantas

O modelo de gestão da Prefeitura de Boa Vista começa a se expandir para as prefeituras do interior do estado. O primeiro passo foi dado na manhã desta terça-feira, 21, quando a prefeita Teresa Surita e o prefeito de Rorainópolis, Leandro Pereira, assinaram um Termo de Cooperação Técnica. O evento ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA), no bairro Paraviana, na zona Leste.

Por meio desse termo, a Prefeitura de Boa Vista garante, em regime de mútua cooperação, ações que visam ao desenvolvimento do município de Rorainópolis, a partir do modelo de gestão adotado em Boa Vista. Pelo termo, o know-how da gestão que tem dado certo em Boa Vista será repassado aos servidores de Rorainópolis, via capacitações e inovações.

A prefeita Teresa Surita destacou a importância da parceria. “Eu tenho me reunido muito com o prefeito de Rorainópolis, e a gente tem discutido muito sobre gestão. Então, houve um compromisso dessa parceria, que eu acredito que vai ser muito boa para Rorainóplis. Será muito boa também porque eles vão saber o caminho onde nós erramos, para que também não errem. É, realmente, uma troca de experiências”.

Teresa ressaltou ainda o fato de o município de Rorainópolis vir trabalhando com o sistema de ensino do Instituto Alfa e Beto (IAB), adotado inicialmente em Boa Vista, e que tem apresentado excelentes resultados. Mas o termo de cooperação vai além. Ela explicou que Rorainópolis vai se beneficiar também de know-how de várias outras áreas de gestão consideradas vitoriosas em Boa Vista.

Além da garantia do fornecimento de conhecimentos experimentados, a Prefeitura de Boa Vista vai repassar àquele município do Sul de Roraima, inicialmente por meio de doação para fins de interesse social, luminárias, lâmpadas e reatores já utilizados.

“Nos substituímos essas luminárias por outras mais modernas, e essas ainda estão boas para uso. Então, nós estamos repassando para Rorainópolis para que ele [prefeito] possa expandir a iluminação para onde ainda não chegou, ou seja, fica mais barato para ele, que vai conseguir atender a um maior número de pessoas, dar uma melhor qualidade de vida para Rorainópolis, e a Prefeitura de Boa Vista não está perdendo uma coisa que já não tem utilidade para ela”, enfatiza a prefeita.

Prefeitos Teresa Surita e Leandro Pereira

Teresa disse acreditar que a parceria firmada com Rorainópolis “vai longe”, e espera fazer naquela cidade, a mesma transformação que foi feita em Boa Vista. Teresa falou também da intenção de firmar com Rorainópolis parceria em programas sociais que têm dado certo em Boa Vista. Um exemplo é o Família que Acolhe, programa referência em nível nacional e que recebeu o reconhecimento internacional.

Êxito garantido

O prefeito de Rorainópolis, Leandro Pereira, disse que sempre teve admiração pela gestão da Prefeitura de Boa Vista, tendo Teresa Surita à frente. “Um exemplo é que dos 15 municípios do estado, o único onde a reeleição teve êxito foi Boa Vista. Os demais 14 sofreram mudança. Então, ela é um espelho, um modelo de gestão que deu Certo”.

Leandro explicou que Rorainópolis é um município que está crescendo muito, já é o segundo de Roraima. Citou como avanço, o fato de estar iniciando a implantação do sistema de ensino IAB, que tem dado certo em Boa Vista. “E, agora, ao assinar esse termo, os servidores receberão capacitação e, ainda mais com a questão das luminárias, tudo vai melhorar”.

O prefeito disse também que assumiu um município envolvido em muitas dificuldades. “Herdamos uma gestão com muitos problemas, débitos de quase R$ 30 milhões de INSS, R$ 3,5 milhões de precatórios, enfim, muitos débitos, várias inadimplências, então, a prefeita, sensível às nossas dificuldades, decidiu nos ajudar. E eu, como prefeito, só tenho a agradecer por toda essa parceria e, com certeza, quem ganha é o povo”.

Francisco Espiridião

 

 

Deixe uma resposta