Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Interior | Fórum de Agricultura inaugura Centro de Capacitação no Cantá

Fórum de Agricultura inaugura Centro de Capacitação no Cantá

Neste sábado, 12, os produtores rurais do Cantá ganharão um novo espaço para realização e cursos e treinamentos: o Centro de Capacitação da Agricultura Familiar do Cantá, uma iniciativa do Fórum de Agricultura Familiar em conjunto com a Secretaria de Agricultura do município.  

A estrutura, que funcionará dentro do Campo Experimental da Embrapa – Confiança 3, contará com um viveiro florestal para produção de mudas e espaço para ministrar cursos. A expectativa é que o Centro atenda cerca de 1500 produtores até o final de 2014.

Segundo Otoniel Duarte, Chefe-Geral da Embrapa Roraima, o Centro de Capacitação já é uma conquista dos Fóruns. “Realizamos quatro reuniões no Cantá com a participação de associações, sindicatos e poderes públicos. Durante os encontros, foram levantadas as principais demandas agrícolas do município. O Centro de Capacitação foi uma delas”, explica.

Otoniel revela ainda que já estão sendo articulados cinco cursos que utilizarão o espaço do Centro. “A demanda inicial é pelo desenvolvimento da fruticultura. Assim, realizaremos cursos sobre o açaí, banana e maracujá. Também abordaremos a cultura da mandioca e produção de mudas”, diz.

Ocupando uma posição estratégica devido a proximidade com a capital do estado, o que facilita o escoamento da produção, o Cantá apresenta grande vocação para a agropecuária. Segundo o Secretário de Agricultura do município, Jessé Silva, atualmente o Cantá é um dos maiores produtores de peixe do estado e também possui números significativos para a produção de farinha de mandioca. “O Centro de Capacitação com certeza será um espaço de troca e aprendizado que ajudará muito no desenvolvimento da nossa agricultura”.

Entenda os Fóruns

Os Fóruns de Agricultura Familiar são promovidos pela Embrapa Roraima e pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RR) com o objetivo de discutir os rumos da produção rural familiar no estado. Dentro de sua proposta, está a realização de reuniões regulares em cada município buscando o levantamento das demandas locais para viabilizar a atividade agropecuária. Além de ser uma das organizadoras dos fóruns, a Embrapa também promove capacitações e auxilia no encaminhamento das propostas discutidas e aprovadas nas reuniões às instâncias competentes. Até o momento, já foram criados cinco Fóruns, correspondente aos municípios de Boa Vista, Rorainópolis, Caroebe, São João da Baliza e Cantá. 

Informações

Evento: Inauguração do Centro de Capacitação do Cantá

Data: 12/07/2014

Horário: 8h30

Local: Campo Experimental Confiança 3,  Vicinal 3, Cantá- RR

 

 

Deixe uma resposta