Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Fier promove encontro com empresários e governo faz balanço das ações

Fier promove encontro com empresários e governo faz balanço das ações

Governadora Suely Campos e o Presidente da Fier Rivaldo Neves durante o evento - Foto: Ascom/Sistema Indústria

Governadora Suely Campos e o Presidente da Fier Rivaldo Neves durante o evento – Foto: Ascom/Sistema Indústria

A Federação das Indústrias de Roraima (Fier), promoveu na manhã desta quinta-feira, 23, o primeiro Café com a Indústria de 2015, na unidade do Sesi no distrito industrial.  Participaram da programação, os diretores, dirigentes e conselheiros da Fier, a governadora de Roraima, 130 empresários e lideranças sindicais dos diversos segmentos da indústria; secretários de Estado; diretores e representantes de diversos setores do governo.A programação começou com um Café da manhã e, logo depois, a Fier apresentou os oito pontos deste documento e, em seguida, destacou as principais demandas relacionadas a cada um deles, entre elas a necessidade de revitalizar o Distrito Industrial, implantando rede de água, esgoto, policiamento ostensivo; uma unidade do corpo de bombeiros; iluminação pública; drenagem e outras obras de infraestrutura. Também foram abordadas as questões referentes a necessidade de agilidade nos processos de licenciamento ambiental e a valorização das indústrias locais nas compras governamentais.

Durante a sua explanação, a governadora fez um balanço geral sobre os seus primeiros cem dias de governo, com ações sociais, de saúde, educação, segurança, infraestrutura e projetos para aquecer a economia local.

Sobre o setor industrial, anunciou a criação do Programa de Desenvolvimento Sustentável, Geração de Empregos e Renda (Progresirr), que será amplamente debatido com setor industrial. Ele deverá contemplar as propostas apresentadas na “Carta da Indústria”, com foco na expansão, diversificação, produção para o mercado interno e exportação, e aproveitamento de vantagens competitivas decorrentes da localização geográfica, incentivos fiscais e creditícios e matéria-prima local. Também apresentou um resumo do trabalho iniciado na limpeza e manutenção das ruas do Distrito Industrial e a elaboração de um projeto para revitalizá-lo, o qual deverá ser executado no próximo ano.

A governadora declarou ainda que é seu compromisso concluir o Condomínio Industrial, cujas obras encontram-se paradas; que já determinou que o Ronda no Bairro passe a operar dentro do Distrito Industrial; que irá resolver as ocupações irregulares naquelas imediações e ter uma política de benefícios que tornem as indústrias de todos os segmentos mais competitivas, além de priorizá-las nas compras governamentais.

Na sequência, os convidados tiveram a oportunidade de fazer os questionamentos referentes às necessidades de seus setores.  A empresária do Setor de Grãos Izabel Itikawa, que também é presidente do SINDIGRÃOS, falou em nome dos empresários, destacou os quatro pontos para os quais pedem urgência: a segurança com patrulhamento da Polícia Militar, Iluminação pública, obras de saneamento básico e coleta de lixo, para garantir condições de trabalho e  melhores resultados. A vice-presidente da Fier, Maria Luiza Campos destacou a necessidade de valorização das indústrias, por serem a grande promotora do desenvolvimento econômico do Estado,

O presidente da Fier, Rivaldo Neves, avaliou de forma positiva o resultado do primeiro Café com a Indústria de 2015. “Foi muito importante ter a presença maciça dos industriais e da governadora com a sua equipe. Acreditamos que todas as expectativas foram atendidas. Foi possível apresentar as nossas demandas, saber o que o governo está fazendo e o que pretende desenvolver daqui para a frente, para fortalecer o setor produtivo. O papel da Fier é justamente esse: Buscar o atendimento, defender os interesses da indústria, acompanhar e encontrar soluções conjuntamente”, declarou.

 

Deixe uma resposta