Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Fiam reúne 320 expositores e dialoga sobre a crise econômica

Fiam reúne 320 expositores e dialoga sobre a crise econômica

Roraima expõe artesanato e peças informativas sobre potencialidades econômicas, incentivos e investimentos

Roraima expõe artesanato e peças informativas sobre potencialidades econômicas, incentivos e investimentos

Autoridades e representantes dos estados da região Norte, Governo Federal e de países da América do Sul estiveram na abertura da 8ª edição da Feira Internacional da Amazônia, que aconteceu às 17h, desta quarta-feira, 18, no Centro de Convenções de Manaus, no Studio 5, em Manaus, Amazonas.

A Superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Rebecca Martins Garcia, deu início a abertura tratando da atual crise econômica e os reflexos no mundo, mas contextualizando com o Norte. Explicou que a atual crise está afetando os negócios na Amazônia.

– Mesmo nesse cenário, a Fiam reuniu 320 expositores desde empresas do Distrito Industrial até pequenos empresários. Além de termos países como Chile, Peru, Colômbia, Venezuela e Paraguai e estados da região Norte.

Outras autoridades, como o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio, Fernando Furlan abordaram o crescimento da Feira desde 2002, quando aconteceu a primeira edição, dobrando o número de empresas participantes até a penúltima edição.

Espaço Roraima na FIAM

fiam4Após a solenidade de abertura, que durou cerca de uma hora. Todos os presentes foram convidados a visitarem os estandes. O prefeito de Manaus, Virgílio do Carmo Ribeiro Neto, visitou o espaço de Roraima na FIAM. Recebeu as boas vindas e elogiou a disposição do estado em buscar formas de desenvolvimento, além de enaltecer o artesanato.

– É interessante que se acrescente produções de outros estados na FIAM. Roraima foi o primeiro estande da Amazônia que encontrei. Muito bonito pelo artesanato indígena e pela exibição dos peixes que são preciosos. Agradecer a governadora pelo carinho com os produtos expostos, o que não deixa de ser um carinho com a cidade que governo – disse, o prefeito.

O estado de Roraima está representado na FIAM com servidores da Seplan (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento), Seapa (Secretaria de Agricultura e Pecuária e Abastecimento), Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) e SEI (Secretaria Estadual do índio). Além das secretarias, artesãos e empresários cumprem agenda na Feira, com a captação de investidores e no fomento do artesanato roraimense.

Material promocional

fiam3Para divulgar as potencialidades roraimenses, foi elaborado um material composto de três peças. São dois folders, um com uma descrição dos atrativos econômicos e ambientais do estado, e outro mostra o roteiro pela BR-174 saindo de Manaus até Boa Vista e os mercados da Guiana e Venezuela, conhecida como Rota 174, da Amazônia ao Caribe.

Outro material é uma cartilha que vislumbra o turismo, piscicultura, incentivos fiscais, agronegócios e rebanho bovino e ovino. Um manual de boas vindas.

A FIAM segue nesta quinta-feira, com abertura às 14h e encerramento às 22h. A Feira termina dia 22. O evento trata de atração de investimentos, promoção comercial de produtos e serviços da Amazônia brasileira e mostra de programas e políticas públicas para desenvolvimento socioeconômico sustentável e estímulo às exportações.

O evento acontece no Centro de Convenções do Studio 5 localizado na Avenida Mario Andreazza, número 1424, Distrito Industrial.

Tércio Neto

 

Deixe uma resposta