Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Febre Chikungunya: Boa Vista prepara agentes comunitários de saúde para identificar doença

Febre Chikungunya: Boa Vista prepara agentes comunitários de saúde para identificar doença

Palestra sobre o Chikungunya - Foto: Marcos LimaServidores da vigilância e atenção básica receberam nesta sexta-feira, 22, uma capacitação de como identificar os sintomas da febre chikungunya. Divididos em duas turmas, mais de 300 agentes participaram das palestras. A ação faz parte do plano de contingência da doença.

A febre chikungunya pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti, da dengue e o Aedes albopictus, da febre amarela. Recentemente o vírus foi identificado em ilhas caribenhas na Venezuela e pode chegar a Boa Vista por conta das fronteiras, informação que preocupa gestores de saúde.

Segundo o enfermeiro municipal da unidade hospitalar de vigilância epidemiológica, Emerson Capistrano, não foram registrados nenhum caso, mas é necessário ficar em alerta. “Os agentes tem um papel fundamental no combate a doença, pois eles verificam focos de criadouros do mosquito transmissor da doença e passam informações de como bloquear a transmissão”, explicou.

Apesar dos vírus da febre chikungunya e da dengue terem características distintas, os sintomas são quase os mesmos. O infectado com a doença apresenta febre alta, dores de cabeça, dores musculares, exantema (erupção na pele), conjuntivite e dores nas articulações. “Nossos agentes estão em alerta para identificar e notificar casos da doença”, disse Emerson.

 

 

 

Deixe uma resposta