Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Febre aftosa: criadores têm até esta quarta-feira para vacinar rebanho

Febre aftosa: criadores têm até esta quarta-feira para vacinar rebanho

Meta da campanha é vacinar todo o rebanho roraimense - Foto: Secom-RR

Meta da campanha é vacinar todo o rebanho roraimense – Foto: Secom-RR

Com o compromisso de combater a Febre Aftosa no estado, é fundamental que os criadores de gado realizem a vacinação de todo o rebanho. O prazo para final da primeira etapa da campanha estadual “Roraima Livre de Aftosa” termina nesta quarta-feira, dia 20, e o criador que perder o prazo poderá ser multado, não poderá retirar a GTA (Guia de Trânsito Animal), além de ser obrigado a vacinar mediante a supervisão de técnicos da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima).Após aplicação da vacina os criadores têm até 29 de maio para comunicar a vacinação e apresentar a estratificação do rebanho nas UDA’s (Unidades de Defesa Animal), da agência.
Segundo o diretor de Defesa Animal e Inspeção da Aderr, Vicente Barreto, a vacinação total do rebanho é fundamental para que Roraima consiga sair do status de Médio Risco de Aftosa para Livre de Aftosa com Vacinação.  Ele destacou que a imunização sai mais em conta aos criadores, que não cumprir com a obrigação legal. “Esperamos que as normas sejam cumpridas pelos criadores, sem precisar que haja aplicação da multa, pois, infelizmente, o custo ficará muito alto para quem descumprir o prazo”, explicou.

A multa para quem não vacinar é de R$ 1.140, além de R$ 71,50 por cabeça.

O criador que não cumprir a obrigação sanitária ou deixar de entregar a estratificação do rebanho passará a integrar o cadastro de inadimplente e fica sem acesso à GTA, e deste modo, não poderá mais movimentar o gado pelo estado.

A partir do fim do prazo de notificações, a Aderr inicia a busca ativa às fazendas inadimplentes, quando poderá aplicar a multa e emitir a obrigação de aquisição das vacinas, que serão aplicadas diante de servidores do órgão. A segunda etapa da campanha contra aftosa será em outubro deste ano.

Pacto

No início deste mês, a governadora Suely Campos assinou em Brasília (DF), um pacto para Roraima alcançar o status de Estado Livre da Aftosa com Vacinação com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, durante o lançamento do PDA (Plano de Defesa Agropecuária), feito no Palácio da Planalto, pela presidente Dilma Rousseff. O PDA definiu estratégias e ações para evitar e combater a pragas nas lavouras e doenças nos rebanhos brasileiros.

Raquel Lins

 

Deixe uma resposta