Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Família Que Acolhe: projeto capacita profissionais sobre importância da primeira infância

Família Que Acolhe: projeto capacita profissionais sobre importância da primeira infância

Integrantes do projeto participaram de palestra - Foto: Andrezza Mariot

Integrantes do projeto participaram de palestra – Foto: Andrezza Mariot

Amamentação, puerpério, pré-natal, grupos de família. Esse foram os temas da capitação que reuniu diversos os profissionais da Secretaria Municipal de Gestão Social nesta quarta-feira,13, na sede da Escola Municipal de Administração Pública (Emap).O evento faz parte da Capacitação em Desenvolvimento da Primeira Infância, oferecido pelo Programa Família Que Acolhe, que contou com as palestrantes Elizabeth Guadarismo, Fanir Oliveira, Anete Vasconcelos, Alina Reitor e Samanta Rocha, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde.

Entre os participantes estavam profissionais dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Dedo Verde, Projeto Crescer, Bolsa Família, além de orientadores, coordenadores, técnicos, assistentes sociais, psicólogos, entrevistadores sociais, técnicos de enfermagem, enfermeiros e alunos convidados do curso de medicina da Universidade Federal de Roraima.

“O objetivo dessas capacitações é poder formar uma rede que articule esses conhecimentos para que possamos ter crianças que nasçam em lares mais afetuosos, com menos criminalidade, menos violência e mais educação”, explicou a médica da família, Samanta Rocha.

Para gerente do Cras Nova Cidade, Arlete Mendes, a capacitação explica a melhor forma de alcançar as pessoas.  “Muitas coisas nós já sabemos, mas não sabemos de que forma e em qual período esses assuntos devem ser trabalhados na vida das pessoas, por isso, a metodologia aplicada é ótima, abre nossos olhos e nos dá um norte de como devemos utilizar esse aprendizado no dia a dia das pessoas que nós atendemos”, contou.

Capacitação

Para alcançar excelência no desenvolvimento de suas ações, desde agosto do ano passado, a Prefeitura de Boa Vista oferece capacitações para todos os profissionais envolvidos com desenvolvimento da primeira infância. Para isso, buscou parceria com as melhores referências no Brasil ligadas ao tema. O trabalho é coordenado pelo médico Marcos Davi dos Santos, da Maimar Desenvolvimento de Humanidades. E é baseado na metodologia desenvolvida pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Shirléia Rios

 

Deixe uma resposta