Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Ex-alunos realizam 4ª Encontro do Jubileu de Ouro da turma de 1964 do GEC

Ex-alunos realizam 4ª Encontro do Jubileu de Ouro da turma de 1964 do GEC

Ex-alunos comemoram mais um ano do Jubileu - Foto: DivulgaçãoNeste fim de semana, nos dias 5 e 6, sexta-feira e sábado, acontece pela 4ª vez o Jubileu de Ouro dos Formandos do Ginásio Euclides da Cunha (GEC), desta vez com a turma de 1964. Após 50 anos eles se reencontram para comemorar o Jubileu de Ouro, um encontro do presente com o passado que rende muitas histórias e lições de vida, além de uma bela perspectiva de futuro para as novas gerações.

Jubileu nada mais é do que o ato ou efeito de comemorar e que implica em fazer recordar, lembrar, festejar, celebrar, e finalmente, trazer à memória, publicamente, acontecimentos passados, neste caso, os bons tempos do antigo Ginásio e seu estilo de educação aplicada na época.

Segundo o idealizador dos reencontros, José Liberato, que fez parte da turma de 1961, o evento destaca sobre tudo as trocas de experiências adquiridas durante esses 50 anos, deixando claro o quanto foi importante à educação do GEC na vida de cada um. Esta comemoração pode ser entendida, então, como um trabalho de (re)construção da memória, percebida como um fenômeno social, construído coletivamente e sujeito a constantes recriações e manipulações.

Assim, as situações comemorativas constituem-se em oportunidades especiais para a apreensão das articulações entre os diferentes tempos — passado, presente e futuro — conferindo sentido à continuidade da trajetória institucional.

A celebração do Jubileu de Ouro do Ginásio Euclides da Cunha, na sua 4ª Edição, ultrapassa, portanto, as festividades, para constituir-se em um momento privilegiado de reflexão sobre sua própria continuidade.

A turma de 1964 tem como organizadora, pela 4ª vez, Ivonete Liberato que fez parte da primeira turma (1961) a comemorar este encontro e, como coordenadoras, Ilma Xaud e Tânia Magalhães de Alencar. A turma é formada por 48 alunos, sendo 7 já falecidos.

Programação

No dia 5, sexta-feira, acontece, na quadra de esporte da Escola Estadual Euclides da Cunha, às 14h, o reencontro dos alunos da turma de 64 e o encontro destes com a turma atual de formandos – 2014. Este momento permitirá que colegas do passado se reencontrem e possam dividir esta alegria, a troca de experiências sobre o ensino de ontem e de hoje, além das experiências de vida, com os novos formandos. Também acontecerá o descerramento da placa alusiva ao Jubileu de Ouro e exposições de fotos da época. Ainda no GEC, pensando na importância deste evento anual, será apresentada a proposta de criação da ‘Associação do Ex-alunos do GEC’, para que as futuras gerações possam dar continuidade a este trabalho, mantendo o resgaste da história e cultura da boa educação de Roraima.  

Às 20h, o encontro será mais descontraído, pois será no Restaurante/Bar “O Cajueiro”, com música ao vivo. Este momento contará com a participação dos primeiros formando dos encontros das turmas de 61, 62 e 63 e da atual de 1964.

No dia 6, acontecerá, às 10h, a Missa em Ação de Graça na Igreja Matriz. E a noite, às 20h, haverá um jantar de confraternização no Aipana Plaza Hotel, com música ao vivo por Marcio Alexandre e sorteio de brindes.

Turma: Alexandre Ferreira Lima Neto, Alpha Maria Moura Pinto, Aurora Magna Guimarães Costa, Carlos Delben Coelho, Clenilza de Melo Cabral, Dalgiza Amora Lobato, Dalvina Angelina Noronha de Sousa, Edmur Oliva Filho, Elzanira Galvão Vieira, Geilda Duarte Monteiro, Geraldo Valmir de Queiroz, Guaraciaba Pinheiro de Menezes, Iêda Marcelaro Marques de Souza, Ilma Alves de Araújo, Inês Maria Souto Maior, Jader Linhares, Janete Medeiros da Costa, José Barbosa Monteiro, José Dantas Lavor, José Gama Xaud, Ladilce de Souza Pontes, Leonir Soares Vieira, Manoel Iran Andrade Coelho, Maria da Conceição Fátima Gomes, Maria do Rosário Souto Maior Nogueira, Maria de Nazaré Thury Vieira, Maria José Lemos Batista, Maria das Graças Moraes de Oliveira, Marluce de Melo Amorim, Nélio Silva Mota, Nilo de Melo Cavalcante, Nivaldo Macedo Figueiredo, Odílio de Araújo Costa, Pedro de Souza Fernandes, Pedro José de Lima Reis, Sumaia Marly Salomão, Tânia Pinheiro de Magalhães, Waldélia do Carmo Baraúna, Waldemir Batista de Andrade, Weber Refkalefsky, Wilson Franco Rodrigues.

Dos 48, sete deles serão homenageados in memoriam, os quais serão representados por suas famílias. São eles: Antônio Cristóvão dos Santos, Cleide Ferreira da Costa, Clotildes Coelho Tavares, Clotilho Matos Filgueiras, Edmar Amorim, Ilton Santos da Luz, Lizeth Ribeiro Filgueiras

 

 

Deixe uma resposta