Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Estudantes fazem exame de vista dentro da sala de aula

Estudantes fazem exame de vista dentro da sala de aula

Alunos da escola Maria Tereza Maciel fizeram Exame Oftalmológico - Foto: Marcos Lima

Alunos da escola Maria Tereza Maciel fizeram Exame Oftalmológico – Foto: Marcos Lima

Por meio de um cartaz com letras e números em diversos tamanhos, chamado de escala optométrica, a equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) avaliou como está a visão dos alunos da Escola Municipal Maria Teresa Maciel da Silveira Melo, localizada no bairro Jardim Floresta. Os estudantes fizeram um teste de vista. Aqueles que foram diagnosticados com problemas oculares receberam encaminhamento para os postos de saúde.Pela manhã, a equipe do Centro de Saúde Professor Mariano de Andrade consultou 55 alunos do 4º ano e identificou sete crianças com problemas na visão. A pequena Thaliny de Souza, 9, foi a primeira aluna. Ela já reclamava da vista há algum tempo. “Às vezes tenho dificuldades de ler as palavras que estão escritas no quadro”, disse.

Segundo a enfermeira do centro de saúde, Ludymylla Karlla, a equipe conversará com os pais para as crianças passarem por exames mais completos. “Vamos fazer o encaminhamento dos alunos ao centro de saúde para se consultar com um oftalmologista. Muitos têm dificuldade de aprendizado e na maioria das vezes isso pode estar relacionado a um problema de vista”, explicou.

Para a vice-gestora da escola, Marcenita Cidade, o programa Saúde na Escola garante qualidade de vida e melhora o ensino. “Ter um problema de visão nesta fase reflete no aprendizado e no desenvolvimento. Muitos têm dificuldades de fazer um acompanhamento com um dentista e oculista, oferecer isso na escola, e gratuitamente, é um avanço”, afirmou.

Na próxima quinta-feira, 7, os alunos receberão palestra sobre saúde bucal, kit com escova, pasta de dente e fio dental para manter o sorriso em dia.

Simeão Wanderley

 

Deixe uma resposta