Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Estácio promove Seminário sobre Transtorno do Espectro Autista 

Estácio promove Seminário sobre Transtorno do Espectro Autista 

A inclusão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista será o mote de um seminário organizado pelo Centro Universitário Estácio da Amazônia, por meio da coordenação do curso de Pedagogia e Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE). A programação acontece na próxima segunda-feira, 3, a partir das 18h30, no auditório da instituição de ensino superior.

Conforme a professora Rosilda Garcia, coordenadora de Estágio em Pedagogia, o fato do dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo ser celebrado no dia 2 de abril, motivou os educadores a promover esse debate. A data incentiva autistas, famílias, jovens e a sociedade em geral a repensar a situação de pessoas com autismo sob a ótica dos direitos humanos, tendo como base a Convenção sobre os direitos da pessoa com a deficiência.

Rosilda ministra aulas em disciplina de Educação Inclusiva, o que a motivou a encampar o projeto em parceria com o NAE. Durante o evento, ainda conforme ela, será exibido um curto documentário chamado “Simplesmente Guilherme”, que conta a vida de uma criança autista. Também haverá uma palestra sobre o direito à educação da pessoa com TEA e sobre as contribuições da análise do comportamento para mediação escolar. Também haverá uma aula sobre a sensibilidade auditiva e o impacto na sala de aula.

O objetivo, segundo Rosilda, é mostrar “um olhar obre a educação/inclusão das pessoas com autismo no ensino superior, para que possa ser discutido e analisado”. “E que, através das abordagens, os professores possam utilizar práticas que os inclua em ambiente de sala e fora dele, fazendo com que os mesmos possam interagir concretamente em situações de aprendizagem, além de compreender sobre a política de educação especial diante da inserção do aluno com autismo no contexto educacional”, concluiu.

Élissan Paula Rodrigues

Deixe uma resposta