Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Especialista dá dicas de como prevenir a osteoporose

Especialista dá dicas de como prevenir a osteoporose

Médico Marcos Albuquerque – Foto: Ascom

Osteoporose significa “osso poroso”. É uma doença progressiva de perda de massa óssea e atinge uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Nas mulheres, é comum após a menopausa e torna mais frágil a estrutura óssea aumentando a probabilidade de ocorrerem fraturas, que podem ter graves consequências.

De acordo com o especialista Dr. Marcos Albuquerque, o osso é uma estrutura viva que precisa se manter saudável, e isso acontece com a remodelação do osso velho em osso novo. – Como a osteoporose é uma doença silenciosa, a prevenção é o melhor caminho. É possível identificá-la e começar o tratamento o quanto antes, explicou o médico.

Uma das dicas de prevenção da doença é preocupar-se com a ingestão mínima de cálcio necessário para manter os ossos saudáveis. São recomendados 1.000 mg por dia. Para quem não gosta de leite, pode recorrer a outros laticínios, como queijo. Praticar exercícios físicos também é essencial. Nesse caso, o ideal são exercícios como a caminhada e musculação.

Para diagnosticar a osteoporose, existe um exame chamado densitometria óssea, que detecta a redução da massa óssea de maneira precoce e precisa. É o método mais utilizado para avaliar a densidade mineral dos ossos, principalmente da coluna lombar e da região do fêmur. Segundo o médico Marcos Albuquerque, essas áreas são as que mais estão sujeitas ao risco de fraturas.

A Clínica Albuquerque é uma das poucas em Boa Vista que utiliza aparelhos sofisticados e que apresentam duas vantagens importantes: são rápidos e produzem uma baixa exposição à radiação, até dez vezes menor que a exposição gerada por uma radiografia normal de tórax.

Airlene Carvalho

 

Deixe uma resposta