Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Escolas planejam atividades alusivas ao Dia Nacional do Livro Infantil

Escolas planejam atividades alusivas ao Dia Nacional do Livro Infantil

O dia foi criado em homenagem ao escritor Monteiro Lobato – Foto: Andrezza Mariot

Nesta terça-feira, 18, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi criada em homenagem a Monteiro Lobato, escritor que se dedicou à literatura infantil. Em comemoração a data, as escolas municipais Valdemarina Normando Martins e Juslany de Souza Flores farão ações alusivas ao dia. Confira a programação.

Ação da Escola Municipal Valdemarina Normando Martins

O evento será na Praça Germano Augusto Sampaio, a partir das 16h. No local será montada uma biblioteca ao ar livre, varal de leitura, declamação de poesias, contação de histórias, apresentações musicais e a peça teatral da boneca Emília, do Sitio do Picapau Amarelo.

O intuito é incentivar toda a comunidade externa a aproveitar os benefícios de uma boa leitura, um bom livro e um lugar agradável. Esta ação faz parte do Projeto “Leitura como Descoberta de Jovens Talentos da Escola Municipal Valdemarina”, criado em março deste ano com o intuito de despertar nos alunos o gosto pela leitura.

Ação na Escola Municipal Juslany de Souza Flores

A escola Juslany promoverá uma ação do projeto “Alfabetizando para continuar”, na própria escola localizada na rua 08, nº 289, bairro Jardim Tropical. O projeto surgiu com a ideia de reforçar a alfabetização das crianças de 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, com atividades diferenciadas de leitura. Nesta terça-feira, 18, será montada no pátio a Tenda do Livro, em que personagens do Sitio do Picapau Amarelo contarão historinhas de forma lúdica para encantar a criançada. O evento terá início pela manhã às 08h e à tarde a partir das 14h.

18 de Abril ( Dia Nacional do Livro Infantil) – Esta data foi instituída através da Lei 10.402/02 como forma de eternizar o nascimento do escritor brasileiro Monteiro Lobato. Trata-se de uma justa homenagem àquele que dedicou anos de sua vida à literatura infantil no Brasil. A menina do narizinho arrebitado, sua primeira história infantil, foi publicada em 1920. O sucesso foi tanto que fez com que outros livros surgissem, imortalizando personagens como Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa e tantos outros.

Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infantojuvenil a perceber a necessidade de inserir nas historinhas, elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. Foi também o precursor da literatura paradidática, cuja principal característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê. O escritor nasceu em Taubaté, Estado de São Paulo, no dia 18 de abril de 1882, e faleceu no dia 04 de julho de 1948, com 66 anos.

Ceiça Chaves

 

Deixe uma resposta