Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Escolas abordam Copa do Mundo e Sustentabilidade em festas juninas

Escolas abordam Copa do Mundo e Sustentabilidade em festas juninas

As festas contarão com a participação especial de quadrilhas juninas e grupos folclóricos - Foto: Ascom/SEEDComo parte das ações do projeto Festival de Arte (FEART), a Escola Estadual São José promoverá na próxima sexta-feira, 6, um grande arraial a partir das 19h, na quadra da instituição de ensino. O tema do evento é “Zezão na Copa”.

Neste ano, em função da Copa do Mundo, a já tradicional festa junina da escola contará com atrações diferenciadas, como por exemplo, apresentações de danças típicas dos países participantes do campeonato mundial.

Além é claro, de danças folclóricas brasileiras, barracas com comidas típicas desta época do ano, e também exposições de trabalhos pedagógicos, barraca de pescaria e bingo. A festa também irá contar com a participação especial do grupo Tradição Gaúcha do CTG e Ciranda do Thianguá.

Desde o mês de fevereiro, a instituição de ensino vem realizando diversas atividades voltadas a temática “Zezão na Copa 2014”. São trabalhos de pesquisa e estudo em sala de aula sobre os países participantes da Copa. Cada turma ficou com um país.

Tanto o arraial da instituição quanto os trabalhos realizados sobre a Copa do Mundo integram o FEART, um projeto educativo que busca mudanças de atitudes individuais e coletivas, trabalhando com temas atuais.

No primeiro semestre as atividades do FEART foram voltadas ao arraial da instituição e no segundo semestre, será trabalhada a temática da Campanha da Fraternidade deste ano “Diga não ao tráfico humano”.

O FEART também tem o objetivo de incentivar e valorizar a cultura e a cidadania por meio da dança, teatro, música e atividades folclóricas e ainda proporcionar momentos de integração entre escola, aluno, familiares e sociedade em geral.

“Convidamos todos os pais de alunos e comunidade em geral para prestigiar o nosso arraial, que já é uma tradição da escola. A festa estará bem organizada para receber todo o público”, destacou Maria Socorro Wolf, gestora da instituição de ensino.

Escola

A Escola Estadual São José está localizada na Rua Floriano Peixoto, nº 251, Centro. A unidade de ensino atende hoje 665 alunos na modalidade Ensino Fundamental (4º ao 9º ano). Além do FEART, a instituição de ensino trabalha com vários projetos pedagógicos, entre eles, São José Solidário, Bullying na Escola São José, Proinfo integrado: em conexão com o conhecimento, Semana de Exposição Multidisciplinar de Trabalhos Escolares (S.E.M.E.M.T.E) e o Fantástico Mundo da Leitura.

Arraial da sustentabilidade 

Já no sábado, 7, a partir das 19h, a Escola Estadual Hildebrando Ferro Bittencourt promoverá o Arraial da Sustentabilidade com o tema “Um pacto pela vida”. O evento será na quadra da instituição de ensino.

Na programação do evento, haverá apresentação de quadrilha formada por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também de Carimbó. Também haverá participação especial das quadrilhas Arrasta Pé e Xamego Caipira.

Barracas com comidas típicas e escolha do Rei e Rainha Caipira também integram as atividades do arraial. O diferencial do evento é que o mesmo está voltado para a questão da sustentabilidade. A decoração do local será realizada com materiais recicláveis, bem como as roupas que serão utilizadas pelos candidatos a Rei e Rainha Caipira.

“A escola desenvolve um projeto de sustentabilidade e resolvemos trabalhar esta temática também no arraial. Também teremos uma barraca com exposição de artesanato, confeccionado pelos alunos com materiais reciclados”, destacou Norma Geiza Barreto, gestora da unidade escolar.

Escola

A Escola Estadual Hildebrando Ferro Bittencourt está localizada na Avenida São Paulo, nº 291, Bairro dos Estados. Atualmente a unidade de ensino atende 550 alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

 

 

Deixe uma resposta