Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Enfermeiros: Governo recebe comissão de sindicato, negocia e espera fim da greve

Enfermeiros: Governo recebe comissão de sindicato, negocia e espera fim da greve

A reunião foi conduzida pelo articulador político do Governo, Neudo Campos, e os secretários de saúde, Kalil Coelho e César Penna - Foto: Neto Figueredo

A reunião foi conduzida pelo articulador político do Governo, Neudo Campos, e os secretários de saúde, Kalil Coelho e César Penna – Foto: Neto Figueredo

Representantes do Governo do Estado e do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Roraima estiveram reunidos na noite desta terça-feira, 19, para negociar o fim da greve desencadeada no início desta semana. No encontro ficaram acordados pontos de entendimento entre as parte, que serão levados para assembleia da categoria que se reúne ainda esta noite.A governadora Suely Campos está em Brasília (DF), participando de reuniões no Senado, com governadores de vários Estados, para tratar assuntos diversos, entre eles, o Pacto Federativo. Por isso, a reunião com a categoria de Enfermagem foi conduzida pelo articulador político do Governo, Neudo Campos, e pelos secretários estaduais de Saúde, Kalil Coelho e César Penna, tendo ainda a participação do presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Roraima, Roberto Morais, do procurador-geral do Estado, Aurélio Tadeu Menezes Cantuária Júnior, e outros representantes sindicais da categoria.

Durante a reunião, Neudo Campos e Kalil Linhares ouviram as reivindicações da categoria e fizeram uma exposição da situação em que o Estado se encontra, tanto no que se refere a recursos financeiros, quanto a necessidade de reestruturação de todos os setores. Para Neudo, a Saúde no Estado merece uma atenção especial e afirmou que a governadora Suely Campos está bastante preocupada com o setor.

O secretário de Saúde, Kalil Linhares, destacou que as ações de reestruturação no setor estão sendo realizadas de forma intensa e sistemática, e que acredita que com o entendimento da categoria, Governo e Sindicato chegarão a um acordo.

Para o presidente do Sindicato dos profissionais de Enfermagem do Estado, Roberto Morais, a reunião foi produtiva e atendeu as expectativas iniciais da categoria. “Conseguimos abrir um canal de conversação e sabemos que isto é fundamental para chegarmos a um entendimento. Agora com pontos definidos nesta reunião, poderemos levar à assembleia da categoria as propostas do Governo”, destacou.

Entre os pontos acordados na reunião estão a convocação a ser realizada no dia 1º de junho, de 107 técnicos de enfermagem e 30 enfermeiros, oriundos do último concurso público realizado pelo Estado.

Sobre o ponto que trata do aumento salarial, a categoria solicitava 6,41%, porém Neudo defendeu o aumento linear de todas as categorias profissionais do Estado, fixando em 4,5% o reajuste anual.

Outros pontos tratados dizem respeito ao pagamento das progressões funcionais dos trabalhadores e auxílio alimentação. Todos os pontos foram sinalizados pelo Executivo, que destacou que estudará e verificará junto a Assembleia Legislativa de Roraima, a possibilidade de atendimento, tendo em vista o Orçamento fixado para o período.

Neuraci Soares

 

Deixe uma resposta