Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Empreendedorismo: reformas aumentam a movimentação nas praças e lucros de comerciantes

Empreendedorismo: reformas aumentam a movimentação nas praças e lucros de comerciantes

Empresários conseguem ter maior lucro com a reforma dos espaços - Foto Vitória Barreto

Empresários conseguem ter maior lucro com a reforma dos espaços – Foto Vitória Barreto

O que atrai as pessoas até um espaço público? É poder fazer uma caminhada ao ar livre? Brincar com os filhos? Um happy hour com os amigos? Ficar perto da natureza? Ou tudo isso junto e mais a opção de saborear as gostosuras que são oferecidas nesses locais? A Prefeitura de Boa Vista tem unido essa diversão e gastronomia nos espaços públicos, como a Praça da Bandeira e Orla Taumanan. Com todo esse combinado de lazer, cada vez mais boa-vistenses aproveitam os lugares com a família.

Uma família atua há 13 anos na Praça da Bandeira comercializando sorvetes. Hoje revitalizado, o local ganhou mais cor, verde, atrativos e movimento. Marilei Krewz, permissionária da sorveteria conta que muita coisa mudou desde a reforma da praça e comemora o aumento das vendas.

“Antigamente fechávamos às 18h, porque não tinha muito atrativo na praça para que as pessoas ficassem até mais tarde. Hoje fechamos meia-noite porque a praça está sempre cheia. E ainda tem quem pede para gente vender só mais um”, disse.

A empreendedora presenciou muitas etapas que a praça passou, mas destaca a reforma geral feita pela prefeita Teresa Surita. Ela conta que a reestruturação permitiu que muitas pessoas que desfrutaram de momentos de lazer na Praça da Bandeira, durante a infância e adolescência, pudessem voltar a frequentá-la.

“Fazemos parte da infância de muita gente. Ainda hoje nossos antigos clientes nos procuram aqui na praça e sempre uma alegria. Ainda sou a ‘Tia Mari’ do sorvete da Praça da Bandeira, só que agora com uma sorveteria bem mais bonita”, contou.

O marido e o filho de Marilei ajudam nas vendas da sorveteria. Boa parte do sustento da família vem das vendas feitas no empreendimento. “Conseguimos pagar as contas de casa com o que arrecadamos aqui”, frisou o filho da empreendedora, Carlos Junior.

Prefeitura zela pela qualidade de alimentos comercializados nos espaços públicos

empreendedorismo2Pensando na qualidade dos alimentos que são oferecidos à população nesses espaços, a Vigilância Sanitária do Município também atua de forma educativa e sanitária para garantir a qualidade dos serviços oferecidos.

“Realizamos dois tipos de atuação: a ação educativa, que consiste em capacitar essas pessoas sobre boas práticas e manipulação dos alimentos, e a inspeção sanitária. Visitamos os estabelecimentos, durante esse procedimento também são feitas orientações”, explicou o diretor da Vigilância Sanitária, Fabrício Medeiros.

O objetivo é fazer com que o manipulador, o processo de manipulação, os equipamentos e o ambiente estejam de acordo com a norma sanitária para que os alimentos sejam oferecidos de forma segura para a população.

Capacitação

Além disso, a Prefeitura de Boa Vista capacitou os empreendedores desses locais por meio de cursos promovidos pelo Sebrae e Senai e, assim garantir a melhor forma da prática comercial. Com os conhecimentos adquiridos eles adotarão medidas importantes para facilitar o ramo de atuação.

Shirléia Rios

 

Deixe uma resposta