Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Política | Eleições do Programa Eleitor do Futuro acontecem nesta sexta-feira

Eleições do Programa Eleitor do Futuro acontecem nesta sexta-feira

848 estudantes participarão das eleições - Foto: Orib Ziedson

848 estudantes participarão das eleições – Foto: Orib Ziedson

Encerrando o cronograma de atividades do Programa Eleitor do Futuro 2015.1, serão realizadas nesta sexta-feira, 3, das 8h às 12h e das 14h às 16h, no Centro de Educação do Trabalhador João Mendonça Furtado (Escola do Sesi) e no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR), eleições para a escolha de uma das cinco políticas públicas concorrentes: educação, saúde, segurança, urbanismo e tecnologia da informação.

No total, 848 estudantes do ensino fundamental do 6º ao 9º ano, na faixa etária entre 10 e 15 anos, foram habilitados para votar e escolher o prefeito e vereadores das temáticas envolvidas. A votação ocorrerá em oito urnas eletrônicas, sendo quatro seções em cada escola.

Este ano, o programa iniciou no último dia 9 de junho na Escola do Sesi, e no dia 22 de junho no Colégio de Aplicação, com a execução das convenções partidárias. Em seguida, foram proferidas palestras que abordaram temas como incentivo participativo, corrupção, deveres do cidadão e ética no processo eleitoral, além da realização de gincanas e concursos de redação, de desenho e de poesia.

O calendário eleitoral inclui ainda etapas como: gravação da propaganda eleitoral em vídeo, treinamento de mesário e junta eleitoral, confecção de título eleitoral, as eleições e diplomação dos candidatos eleitos. Os professores conselheiros prepararam cada grupo para elaborar as propostas que foram divulgadas junto aos alunos/eleitores no período de propaganda eleitoral, iniciado no dia 9 de junho e encerrado nesta quinta-feira, 2.

Conforme explicou o coordenador do Programa Eleitor do Futuro, juiz Antônio Martins, a metodologia utilizada permite que os estudantes realizem as atividades do calendário eleitoral de forma lúdica e contextualizadas em um processo democrático e sócio-participativo. “Os alunos vivenciam todo o processo eleitoral, têm contato com a urna eletrônica e passam a conhecer uma pouco mais sobre o sistema de votação brasileiro. A proposta é despertar a cidadania de crianças e adolescentes”, disse o coordenador.

Martins comentou que existem algumas solicitações de gestores para implementar o Programa Eleitor do Futuro no segundo semestre de 2015. Estão em análise os requerimentos das escolas Wanda David Aguiar, Monteiro Lobato, São Vicente de Paula, além de uma escola indígena e outra rural, situadas no entorno de Boa Vista.

Voto Ético

De acordo com o coordenador do programa Voto Ético, juiz Jean Michetti, paralelo ao Eleitor do Futuro, está sendo implementada a conscientização política para disseminar a campanha pelo voto ético. “Trata-se de outro projeto de educação política do TRE-RR que visa melhorar a percepção dos eleitores na hora do voto. Com isso, pretendemos que os alunos sejam multiplicadores dessa campanha junto a sua comunidade e no âmbito de sua família”, ressaltou.

Meu Primeiro Voto

Os alunos terão oportunidade de conhecer ainda o Programa Meu Primeiro Voto, que visa conscientizar jovens acerca do exercício da cidadania e a favorecer a compreensão quanto à importância do voto para a consolidação da democracia e o desenvolvimento do País.

Eleitor do Futuro

O Programa Eleitor do Futuro foi idealizado pelo ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira quando corregedor do Tribunal Superior Eleitoral e implementado por alguns estados da federação. Em Roraima, o programa teve execução na gestão do biênio 2003⁄2005, tendo alcançado desempenho positivo ao ponto de projetar o Tribunal à responsabilidade de coordenação executiva do programa em plano nacional, época em que o então presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, ocupou o cargo de presidente da Comissão Executiva Nacional do Projeto Eleitor do Futuro.

Raimundo Siqueira

 

Deixe uma resposta