Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | DST/HIV/AIDS: Núcleo leva orientações aos bombeiros militares

DST/HIV/AIDS: Núcleo leva orientações aos bombeiros militares

Núcleo participa da “II Semana de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima” - Foto: Ascom/SesauA Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por meio do Núcleo de DST/HIV/AIDS, será parceira da “II Semana de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima”. A equipe multidisciplinar do núcleo levará serviços de prevenção, orientação e oferecerá teste rápido aos militares. As atividades ocorrem nestas segunda e terça-feira, 30 e 1º, das 8 às 12h,  no comando do Corpo de Bombeiros.

Conforme a gerente estadual do Núcleo de Controle DST/HIV/Aids, Kissa Nakai Nunes, o trabalho de prevenção envolve a distribuição de insumos, entre preservativos aromatizados, masculino e feminino e gel lubrificante. “Sempre que somos solicitados buscamos atender as demandas. Nessa ação em especial levaremos aproximadamente 500 unidades de preservativos e cerca de 500 sachês de gel lubrificante”, esclareceu.

Em relação ao trabalho de orientação serão levados folhetos informativos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, além de cartilhas com instruções sobre formas de prevenção e contaminação e uso de preservativos. “É fundamental para o Núcleo estar presente nestas ações, para tirarmos dúvidas sobre as DSTs e HIV/AIDS, de forma geral, pois muitas pessoas, ainda não sabem como ocorre a transmissão e pela falta de informações acabam expostas aos agravos, por isso é importante orientar o maior número de pessoas”, complementou.

Hoje, haverá a distribuição dos insumos e orientação com panfletos. Na terça-feira, serão levados aproximadamente 100 testes rápidos. Além do resultado será realizado o trabalho de aconselhamento (após o resultado do teste), em relação ao tempo correto para a realização do teste, critério para se obter o diagnóstico preciso. Nosso trabalho de orientação e prevenção é fundamental, fortalecendo assim os cuidados com a saúde para a melhor qualidade de vida”, reforçou.

Parceria

O Núcleo supervisiona, monitora e capacita as ações voltadas para a assistência, prevenção, controle e tratamento da Aids, atendendo a população e funcionários de entidades públicas e privadas de instituições que solicitam os insumos. Além de disponibilizar os insumos a toda a sociedade. “O Núcleo segue as recomendações do Ministério da Saúde, de forma que não haja nenhum tipo de barreira, e assim atendendo à toda a população”, finalizou.

O Núcleo disponibiliza testes rápidos e insumos para todos os municípios, garantindo a cobertura em todo o Estado.

No mês de agosto, a equipe multidisciplinar participará da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) dos Correios. Na oportunidade será feito o mesmo trabalho de disponibilização de insumos de prevenção e teste rápido. 

 

Deixe uma resposta