Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | DST/AIDS: Núcleo Estadual participa de ações de prevenção

DST/AIDS: Núcleo Estadual participa de ações de prevenção

O teste rápido será um dos componentes levado pela equipe do Núcleo de DST/HIV/AIDS - Foto: Ascom/SesauAs ações do Núcleo Estadual de Controle das DST/HIV/Aids nos próximos dias 18, 19 e 20 serão duplicadas. Os técnicos estarão levando de forma simultânea para a Semana de Saúde dos Correios e no 1º Simpósio Estadual de Pessoas TRANS, diversos serviços, como palestras educativas, debates, testes rápidos e insumos de prevenção.

Pela segunda vez consecutiva, o Núcleo Estadual participa das atividades de saúde destinadas aos profissionais dos Correios. As ações ocorrerão nas três agências da capital durante os três dias, cada dia será em uma agência diferente. Os profissionais das unidades instaladas no Centro, na avenida Venezuela e Asa Branca terão disponíveis mais de 3 mil preservativos masculino e feminino, géis lubrificantes e distribuição de folders educativos.

Segundo a técnica do Núcleo, Neusa Nascimento, os carteiros e os demais profissionais poderão participar de palestras educativas, de aconselhamento coletivo e individual, além da oportunidade de fazer testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. “Ninguém será obrigado fazer. A demanda é espontânea, mas a exemplo do ano passado, acreditamos que a adesão deva ser positiva”, acreditou.

As pessoas atendidas serão aconselhadas antes e depois da testagem. O acolhimento deverá ser feito por profissionais preparados. O resultado do exame sai, em média, em 30 minutos. Nos casos positivos, as pessoas sairão com encaminhamentos para sorologia no Serviço de Assistência Especializada (SAE), que funciona anexo no Hospital Coronel Mota (HCM), em horário integral.

Os atendimentos no SAE são feitos por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, assistente social, enfermeiro, médico infectologista, clínico geral, farmacêutico e pediatra. Já os testados em Hepatites Virais o tratamento é no próprio HCM.

Neusa mencionou que a importância para esses profissionais dos Correios, com predominância do sexo masculino é fundamental, visto que grande parte trabalha o dia inteiro e fica mais difícil procurar os serviços de saúde. “A equipe do CTA vai participar junto com o Núcleo na realização dos testes”, informou.

Transexuais

Paralelo a isso, outra equipe do Núcleo Estadual estará participando da programação do 1º Simpósio Estadual de Pessoa TRANS, de 18 a 20, na Escola da Etsus em Roraima. A presença inclui também na distribuição de insumos de prevenção, materiais educativos, bem como proferindo palestras.

 

 

Deixe uma resposta