Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Doador Voluntário: Hemocentro fará ações para sensibilizar população

Doador Voluntário: Hemocentro fará ações para sensibilizar população

Para quem quiser doar sangue, o Hemocentro está aberto de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h - Fotos: Secom-RR

Para quem quiser doar sangue, o Hemocentro está aberto de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h – Fotos: Secom-RR

Para abrir o cronograma das atividades de comemoração alusiva ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, o Hemoraima (Hemocentro de Roraima) preparou para esta segunda-feira, 23, uma blitz de mobilização à doação de sangue.

A iniciativa contará com apoio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e da Emap (Embaixada Mundial dos Ativistas pela Paz) e está programada para acontecer das 9h às 10h, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, em frente à unidade.

De acordo com a assistente social do setor de Captação de Doadores do Hemocentro, Rafaela Pessoa, durante toda a semana a ideia é alertar a população quanto a importância da doação voluntária de sangue, para aqueles que necessitam do gesto de solidariedade.

“Será feita distribuição de material educativo aos motoristas e pedestres que sensibiliza em relação a importância da doação, além do atendimento especial que será prestado aos doadores”, explicou a assistente, ao destacar que foi confeccionado um cartão de agradecimento, bem como um lanche diferenciado para homenagear os voluntários a doação de sangue.

Na terça-feira, 24, a blitz educativa acontecerá às 8h30, em frente ao Sest/Senat e contará com a participação da Emap e do SMTRAN. Será feita distribuição de material educativo aos motoristas e pedestres e na oportunidade será feito o convite para que a população abrace a causa e venha se tornar doadora de sangue. No Hemocentro, a equipe de captação de sangue estará fazendo o atendimento e coleta nos doadores.

Para segunda-feira, 23, está programada uma blitz de mobilização à população em frente da unidade, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes

Para segunda-feira, 23, está programada uma blitz de mobilização à população em frente da unidade, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes

Para quarta-feira, 25, o dia “D” do doador, a blitz acontecerá na frente do Hemocentro e os doadores receberão homenagens e terão à disposição um profissional massoterapeuta que realizará massagem relaxante para os doadores que desejarem.
Como ser um doador

Tornar-se um doador um doador voluntário é simples. As condições básicas são: sentir-se bem, ter peso acima de 50 kg; apresentar documento com foto se for maior de idade. Caso seja menor de 18 anos, precisa estar acompanhado do responsável legal. Já pessoas de 61 a 67 anos podem também ser doadoras, mas desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.

As restrições para tornar-se doador voluntário são apenas quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Para quem quiser doar sangue, o Hemocentro está aberto de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, e fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima).

Wanessa Carvalho

 

 

Deixe uma resposta