Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Dia Mundial Sem Tabaco: Prefeitura faz panfletagem para alertar sobre perigos do cigarro

Dia Mundial Sem Tabaco: Prefeitura faz panfletagem para alertar sobre perigos do cigarro

Palestra sobre tabagismo para os profissionais de saude - Foto: Marcos LimaA Campanha do Dia Mundial Sem Tabaco, promovida pela Prefeitura de Boa Vista, se encerrou nesta sexta-feira, 30, com a realização de palestras educativas e distribuição de panfletos nas unidades básicas de saúde. A iniciativa faz parte da agenda de celebração do “Dia Mundial Sem Tabaco”, comemorado mundialmente no dia 31 deste mês.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, percorreu as 32 unidades de saúde da capital desde o dia 28 deste mês, quando a campanha teve início.

“A intenção foi informar a população sobre os malefícios que o cigarro causa à saúde, além de sensibilizar quanto à importância de ambientes totalmente livres da fumaça do cigarro”, frisou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Lopes.

A Organização Mundial da Saúde escolheu este ano o tema central “Aumentar o imposto sobre o tabaco”, de modo a incentivar uma redução do consumo. A campanha pretende ajudar a proteger as gerações presentes e futuras não apenas das consequências devastadoras do tabaco para a saúde, mas também do flagelo social, ambiental e econômico, provocado pelo consumo do tabaco.

Palestra 

Pela manhã, os funcionários do núcleo estadual do Ministério da Saúde participaram de uma palestra na sede do órgão sobre o tabagismo, ministrada pela médica da estratégia social da família, Elizabeth Guadarismo, e pelo cirurgião dentista da rede municipal de saúde, Matheus Souza. Os dois falaram sobre os inúmeros problemas causados pelo cigarro.

“O tabagismo é uma doença que ainda é muito frequente na população brasileira. Ele traz muitos malefícios à saúde, então resolvemos participar dessa palestra para mostrar o que é o tabagismo, quais as consequências que ele traz para o organismo de uma forma geral e para a condição de saúde bucal do indivíduo”, destacou Matheus Souza.

Dados da OMS

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o consumo de tabaco é a principal causa evitável de morte no mundo.  Seis milhões de pessoas morrem todo ano em consequência do consumo do cigarro. O tabaco também é uma das principais causas de doença e de mortalidade prematura em todo o mundo. No Brasil, 75% dos fumantes começam a fumar antes dos 18 anos, aumentando o risco de contrair câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis.

 

 

 

Deixe uma resposta