Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Dia Mundial do Doador de Sangue: Hemocentro recebe grupo de 60 voluntários

Dia Mundial do Doador de Sangue: Hemocentro recebe grupo de 60 voluntários

O Hemocentro de Roraima recebeu cerca de 60 doadores neste sábado - Foto: Ascom/SesauInstituído em 2004 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Com o objetivo de sensibilizar a população quanto à importância da doação voluntária, o Hemocentro de Roraima (Hemoraima) recebeu no últim sábado, 14, o grupo Associação de Capoeira Golpes Gaditas.

Conforme a coordenadora do setor de Captação do Hemocentro, Terezinha de Jesus Khan, foram recebidos aproximadamente 60 voluntários do grupo de capoeira, além dos doadores rotineiros, ou seja, àqueles que a unidade recebe de forma aleatória diariamente.

Como neste ano, o Dia Mundial do Doador de Sangue coincidiu com o período dos jogos da Copa do Mundo, a coordenadora ressalta que ações como esta, de receber grupo de voluntários é muito relevante. “Em períodos festivos aumenta o número de acidentes e de agressões em decorrência das bebidas alcoólicas”, diz Terezinha informando que manter o estoque abastecido é ideal para o suprimento desta demanda.

A “campanha Sangue Campeão Roraima” lançada no último dia 9, para suprir a demanda da Copa do Mundo, já arrecadou 189 bolsas de sangue. A coordenadora informa que com esta arrecadação, o estoque dos fatores de Rh negativo ainda não foi regularizado. “O tipo “O” é o mais crítico, pois apesar dele ser doador universal, ou seja, doa para todos os demais tipos sanguíneos, ele só recebe dele mesmo”, disse.

O setor de captação da unidade recebe em média, 40 doadores diariamente. Essa quantidade é considerada ideal em períodos considerados normais. A coordenadora enfatiza que a parceria com as instituições que agendam o dia na unidade para levar grupos de voluntários à doação, ajuda a manter o estoque preparado para um eventual aumento na demanda.

“O Hemocentro está à disposição das instituições que ainda não agendaram o seu dia na unidade”, explicou Terezinha, informando que para a instituição interessada em agendar o dia da doação, basta procurar o setor de captação do Hemocentro ou ligar no telefone do setor, que é o (95) 2121-0883.

Requisitos

Doar sangue é seguro, por isso qualquer pessoa em boas condições de saúde, apresentando documento oficial com foto, entre 16 até 17 incompletos (acompanhados dos pais ou responsáveis legais) e para quem já é doador, até 69 anos.

A pessoa precisa ter mais de 50 kg e não deve estar em jejum, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 2h antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto.

Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o candidato à doação preenche um cadastro, e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida.

 

 

Deixe uma resposta