Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Dia Mundial da Água: escolas da Rede Estadual participam da 7ª edição da “Semana da água”

Dia Mundial da Água: escolas da Rede Estadual participam da 7ª edição da “Semana da água”

Foto: Valdecir Silva

Em alusão ao “Dia Mundial da Água” comemorado no dia 22 de março, a Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed) organizou o projeto “Semana da água” que será desenvolvido em todas as escolas estaduais.

“Nosso intuito é conscientizar as pessoas sobre a importância da água para a promoção da saúde, qualidade de vida, boas condições de higiene e saneamento básico. As escolas estão se engajando na busca de soluções para que possamos despertar a importância da preservação de nossos recursos hídricos” explicou Erriete Duarte, chefe da Divisão de Educação Ambiental.

As atividades desenvolvidas estão relacionadas aos temas água e o mosquito Aedes Aegypti, água e saúde humana, água e meio ambiente. O projeto conta com uma vasta programação que teve inicio com as ações pedagógicas referentes à semana da água, na segunda-feira, 20, e encerrará no sábado, 25.

Os alunos participarão de palestras com representantes da Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Vigilância Sanitária e Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), além de panfletagens, exposição de cartazes, concurso de desenho e participação no projeto “Amigos do Rio”, entre outras atividades.

Nesta quarta-feira, 22, os alunos da Escola Francisca Élzika, vão participar de palestras e assistir filmes com a temática “escassez da água no planeta”. “A ideia é despertar a consciência do consumo consciente da água, cuidados e preservação, contribuindo assim para que eles possam adotar novas atitudes e comportamentos junto ao meio ambiente” explicou a gestora da escola, Gilmarlene Lima.

Na escola Penha Brasil, haverá concurso de redação e desenho com o tema “Sem água tudo muda, também nesta quarta-feira, 22. “Queremos despertar a criatividade e ao mesmo tempo conscientizar os alunos sobre a importância da preservação da água para nossas vidas”, destacou a gestora Dilma Coutinho.

Wiusilene Rufino de Souza, gestora da Escola Euclides da Cunha, disse que desde o ano de 2016, a unidade tem um projeto de captação e reaproveitamento da água que sai das centrais de ar. A água captada em caixas é reutilizada em práticas sustentáveis. Para isso, foi desenvolvido um sistema de drenagem, projetado especialmente para a captação da água que sai dos equipamentos de refrigeração das salas e que posteriormente é reutilizada para regar as plantas, lavar a quadra, as salas de aula e os banheiros.

“É preciso ter consciência de que a água é um bem natural finito. Por isso, é preciso cuidar e preservar para que ela não nos falte no futuro. Durante toda a programação, estamos orientando nossos alunos para que tomem banhos mais curtos e com o chuveiro fechado. Também estamos dizendo para reaproveitar a água do banho e das centrais de ar das suas casas para dar descarga nos banheiros e regar as plantas. É preciso evitar o desperdício”, afirmou a diretora.

Blitz

Nesta quarta-feira, 22, os alunos da rede de ensino e a equipe da Divisão de Educação Ambiental participam da “Águablitz”, que acontece das 16h às 17h, em frente à Igreja Catedral. “Os alunos estarão sensibilizando os condutores com cartazes e panfletos educativos sobre a importância da preservação água” finalizou Erriete Duarte.

Raniely Carvalho

 

Deixe uma resposta