Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Dia do Garimpeiro: Cooperativa Minerar faz programação neste domingo

Dia do Garimpeiro: Cooperativa Minerar faz programação neste domingo

O garimpeiro é um dos símbolos de Roraima - Foto: ArquivoOrganização das Cooperativas Brasileiras (OCB) no estado, em parceria com a Cooperativa Minerar, organiza neste final de semana evento para parabenizar os garimpeiros que lutam no dia a dia pela manutenção da atividade.

Roraima possui relação íntima com o garimpo. Entre o final de 1980 e o início de 1990, o garimpo se tornou, provavelmente, o mais poderoso atrativo populacional e econômico da história do estado. Mas desde a década de 30 já se sabia do potencial mineral da região, onde geólogos afirmavam a presença de metais preciosos como urânio, titânio, ouro e até diamantes.

Para comemorar os desbravadores e pioneiros garimpeiros que povoaram o Estado, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) no estado, em parceria com a Cooperativa Minerar, vão celebrar o “Dia Nacional do Garimpeiro”, comemorado na segunda-feira, 21. A ideia é parabenizar os bravos garimpeiros que lutam no dia a dia pela manutenção da atividade, o desenvolvimento pessoal, da família e da comunidade onde vivem.

O presidente da Cooperativa Minerar, Lino Carvalho, falou sobre a situação dos garimpos no estado e o trabalho na busca de melhorias no setor de mineração. “Falta um pouco de ajuda dos governantes, porém estamos lutando para que o trabalho continue da forma mais legal possível, há muita coisa para comemorarmos, pois é o nosso dia e lutamos pela nossa profissão”, contou.

O evento vai ocorrer na sede da cooperativa, no domingo (20), na Av. Abel Monteiro Reis, 283, no Bairro Senador Hélio Campos. Lino citou que a programação contará com missa, palestra e almoço com todos os cooperados e fez um pedido de doação aos que vão participarem.

“Quero avisar aos amigos garimpeiros que estarão lá conosco para que levem 1Kg de alimento para doarmos a comunidade no Dia C, que é o dia de Cooperar, que vai acontecer em setembro”, lembrou.

Para o presidente do Sistema OCB/Sescoop, Silvio de Carvalho, é a forma de relembrar muitas lutas que ocorreram para a construção do estado de Roraima. “Temos um estado rico em tudo. De cultura, de pessoas, de gentileza. São pessoas que lutaram no passado e que enxergaram um futuro para Roraima. Os garimpeiros precisam resgatar a história e se orgulharem de ter participado da edificação deste estado”, exaltou.  

Programação

20/07/2014

Local: Av. Abel Monteiro Reis, 283, no Bairro Senador Hélio Campos – Sede da Minerar

9h – Missa em Homenagem ao Garimpeiro

10h20 – Palestra – Dia C (Dia de Cooperar – Realização em setembro)

Palestrante: Sílvio Silvestre de Carvalho – Presidente do sistema OCB/RR

12h – Almoço de confraternização (Churrasco)

Obs: Trazer 1kg de alimento não perecível

 

 

Deixe uma resposta