Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Dia do Cinema Brasileiro: CineSesc abre espaço para produção local e nacional

Dia do Cinema Brasileiro: CineSesc abre espaço para produção local e nacional

Cinema tem estrutura moderna e capacidade de 10 lugares - Foto: Alex PaivaO Dia do Cinema Brasileiro é comemorado no dia 19 de junho. Em Boa Vista, o Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR) possui em seu Espaço Cultural Amazonas Brasil o CineSesc Abrahim Jorge Fraxe, um cinema disponibilizado ao público, com 100 lugares, estrutura digital e espaço aberto para exposição de filmes regionais e de outros estados, além de programações voltadas para a promoção de produtos culturais cinematográficos. 

Na instituição, de acordo com o Departamento Nacional,  há 500 títulos licenciados para a exibição, cerca de 80% são filmes produzidos no Brasil. Anualmente cerca de 70 filmes brasileiros com classificação adulta ou infantil são exibidos no Sesc-RR.

Entre os projetos desenvolvidos pelo Sesc em prol do fortalecimento do cinema, está a  Semana do Audiovisual (SEDA), Mostra Sesc Amazonas das Artes, CineSesc, além de ceder os espaços do Sesc para gravação de cenas para o mais novo trabalho cinematográfico de Alex Pizano, cineasta local. 

A Semana do Audiovisual vem sendo realizada desde 2010, trazendo ao público atividades voltadas ao fomento e a discussão do Audiovisual Independente, sempre juntando experiências de agentes nacionais e com a dos produtores locais. Por meio de parceria entre Coletivo Canoa Cultural e Sesc Roraima, o evento acontece anualmente na capital e no interior do estado. Em suas edições palestrantes e oficineiros vindos do Pará, Amazonas, São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais. 

Já a Mostra Sesc Amazônia das Artes, é um projeto que possibilita a circulação de trabalhos e produtos artísticos dos estados que formam a Amazônia Legal. Artes plásticas, dança, música, teatro e inclusive cinema;  a sétima arte adotada por artistas destes estados também se fortifica através deste projeto que fortalece a produção artístico-cultural. Na edição de 2014, foram exibidos oito curta-metragens de categoria ficção e documentário, os trabalhos vieram do Mato Grosso, Pará, Acre, Tocantins e Rondônia. 

O Cine Brasil, projeto atuante em 2013, estará de volta agora no segundo semestre do ano, porém com alterações. Nos dias de sexta e sábado, o cinema será aberto ao público com exibição de filmes, em sua maioria brasileiros. Informações sobre o projeto serão divulgadas em breve pela assessoria de comunicação da instituição. 

O CineSesc Abrahim Jorge Fraxe busca além de oferecer menor preço ou gratuidade, abrir as portas para toda a comunidade, realizando eventos que atendam as crianças de bairros afastados do centro ou alunos de escolas públicas.  Busca também oferecer o espaço físico para artistas que necessitam do local para a realização de eventos e exibição de seus projetos e trabalhos. Por meio de ofício, o local é cedido ou locado para os interessados. Mais informações pelo telefone 3624.5692. 

Dia do Cinema Brasileiro

De acordo com marcos históricos, no dia 19 de junho Afonso Segreto, o primeiro cinegrafista e diretor do país, registrou as primeiras imagens em movimento do território brasileiro, no ano de 1898. Afonso Segreto fez então imagens da entrada da baía de Guanabara, a bordo do navio francês Brésil – a primeira filmagem em território nacional. 

Aos poucos as imagens foram sendo feitas em outras regiões do Brasil, como em São Paulo, e o cinema nacional tomando suas primeiras dimensões, e passou a projetar os primeiros documentários. Algumas pessoas preferem celebrar a data em 5 de novembro, para relembrar o aniversário da primeira exibição pública de cinema.

 

Deixe uma resposta