Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Dia D de vacinação contra a gripe será no sábado

Dia D de vacinação contra a gripe será no sábado

Vacina contra a gripe vai estar disponível em várias unidades de saúde - Foto: Fernando Teixeria

Vacina contra a gripe vai estar disponível em várias unidades de saúde – Foto: Fernando Teixeria

A gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório e tem uma grande tendência para disseminar epidemias. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde já iniciou a 17ª Campanha de Vacinação contra a Influenza. A campanha se estende até o dia 22 de maio. A meta é vacinar 80% do público-alvo, o que equivale a 43 mil pessoas. No sábado, 9, ocorre a mobilização nacional, conhecida como Dia D da vacinação.Nesta campanha, fazem parte do grupo vulnerável as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, reeducandos e funcionários do sistema prisional.

A coordenadora municipal de Imunização, Joseane Maia, explica que a transmissão da gripe acontece ao falar, tossir ou pelas mãos, após contato com superfícies recém-contaminadas. “A vacina é eficaz e pode ser administrada simultaneamente com outros medicamentos. Neste ano, é indispensável a participação da comunidade no combate à influenza”, explicou.

Os estudos demonstram que a vacina pode reduzir  em aproximadamente  75% o número de mortalidade, sendo a medida mais efetiva para a prevenção contra a influenza grave.

Todas as unidades básicas de saúde em Boa Vista ofertarão a vacina diariamente, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Simeão Wanderley

 

Deixe uma resposta