Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Detur realiza cadastro do trade turístico em Roraima

Detur realiza cadastro do trade turístico em Roraima

O Governo de Roraima por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), Departamento de Turismo (Detur) está realizando o Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos, Bacharéis e Guias de Turismo (Cadastur) do Ministério do Turismo (MTur).

O Cadastur é um sistema online que a partir da Lei do Turismo passou a ser obrigatório para empresas e profissionais de turismo. É totalmente gratuito, tanto os profissionais, como os Bacharéis em Turismo e os empresários não terão que pagar nenhum taxa, basta somente preencher o questionário; um dos objetivos é acabar com as empresas piratas. O cadastro tem como base as Leis Federais nº 11.771/08 e 8.623/93 e visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil.

Segundo o Diretor do Departamento de Turismo do Estado de Roraima, Shigeaki Alves, o cadastro pretende ligar o trade turístico aos orgãos responsáveis pelo turismo.

“Objetivamos o ordenamento do setor turístico para que o aperfeiçoamento e a qualidade sejam marcas consolidadas ao atendimento do turista e comunidade em geral”, disse.

Devem se cadastrar: Meios de Hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café); Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Guias de Turismo. Opcionalmente também poderão se cadastrar; Restaurantes, Cafeterias e Bares; Centros de Convenções; Parques Aquáticos; Estruturas de Apoio ao Turismo Náutico; Casas de Espetáculo; Prestadoras de Serviços de Infraestrutura para Eventos; Locadoras de Veículos para Turistas; Prestadoras Especializadas em Segmentos Turísticos e Bacharéis em Turismo.

Em caráter opcional, também poderão se cadastrar: Restaurantes, Cafeterias e Bares; Centros de Convenções; Parques Aquáticos; Estruturas de Apoio ao Turismo Náutico; Casas de Espetáculo; Prestadoras de Serviços de Infraestrutura para Eventos; Locadoras de Veículos para Turistas; Prestadoras Especializadas em Segmentos Turísticos.

Segundo dados do Núcleo Delegado do Ministério do Turismo em Roraima, há 41 agências de turismo sendo 4 do interior; 21 meios de hospedagem; 23 organizadores de eventos; 8 transportadoras de turismo; 2 locadoras de automóveis; 19 restaurantes, bares, pizzarias e similares e 13 guias de turismo. Todos regularizados na Embratur.

A inclusão é uma excelente fonte de consulta do mercado turístico brasileiro, permite a participação em eventos, feiras e ações realizadas pelo Ministério do Turismo e Embratur.

O Departamento de Turismo (Detur) está localizado na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento de Roraima (Seplan) na rua Coronel Pinto nº 267 – Centro, CEP: 69301-080, em frente a Imprensa Oficial de Roraima. Contatos (95) 2121-2561/2562 e/ou pelo ditur@turismo.rr.gov.br.

 

Deixe uma resposta