Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Descarte consciente: campanha da Uisam recolhe medicamentos vencidos e sem uso

Descarte consciente: campanha da Uisam recolhe medicamentos vencidos e sem uso

A Campanha já conseguiu tirar 4 mil medicamentos que ponharia risco à saúde - Foto: Ascom/SesauCom a campanha “Descarte Consciente”, a Unidade Integrada da Saúde Mental (Uisam) tornou-se um posto de entrega de medicamentos vencidos ou em desuso. Mais de quatro mil usuários já deixaram na farmácia da unidade, produtos medicamentosos controlados e de substâncias comuns, para que pudessem ter o destino adequado no aterro sanitário, conforme determina a Vigilância Sanitária.

A maior preocupação dos farmacêuticos, com remédios encalhados em casa, é a alto medicação, bem como medicar outra pessoa sem conhecimento, gerando intoxicação, além de desfazer de produtos vencidos no meio ambiente, poluindo o solo e às águas. A Uisam possui quatro farmacêuticos atuando, uma das profissionais, Maristela Zandoná, explicou que o descarte por conta própria traz muito risco à saúde da população, à fauna e flora. “O medicamento por ser substância química não pode ser descartado de qualquer jeito, nem em lixo comum, nem ralo e pia do banheiro, e muito menos vaso sanitário”, explicou.

Segundo a farmacêutica, os produtos são recolhidos no horário de expediente normal da unidade até às 17h30, de segunda a sexta-feira. Qualquer pessoa pode fazer a devolução de medicamentos. “Os medicamentos que são sujeitos a controle especial, entregamos à Vigilância Sanitária Estadual para descartar. Já os outros tipos de remédios são recolhidos à Vigilância Municipal, e eles dão o destino correto. A Vigilância é a única instituição autorizada e com permissão para fazer o correto descarte de substâncias químicas”, informou.

A farmacêutica destaca que o projeto está sendo um sucesso e bem aceito. A expectativa que possa servir como modelo para o surgimento de outros pontos de coleta.

Atenção farmacèutica

Outro serviço gratuito ofertado pela Assistência Farmacêutica da Uisam é a Atenção Farmacêutica a pacientes, todas as sextas-feiras. A farmacêutica Elizana Gomes coloca que a ideia surgiu para interagir o setor com os pacientes que fazem uso de vários medicamentos ao mesmo tempo. “A proposta é sanar as dúvidas de usuários de medicamentos. É uma relação entre paciente e farmacêutico”, disse.

O serviço é ofertado às pessoas que usam medicamentos continuamente, como portadores de esquizofrenia, depressão e transtorno bipolar . “Com o acompanhamento do tratamento do paciente, pretendemos alcançar a melhoria da qualidade de vida, a garantia de bons resultados e a segurança no tratamento do paciente”, exemplificou.

A Atenção Farmacêutica ao paciente ocorre todas as sextas-feiras, de 9 às 11h, e de 14h às 16h. É necessário levar todos os medicamentos usados e os esporádicos, e inclusive levar as receitas médicas. A consulta é realizada em um ambiente reservado e sigiloso.

 

 

 

 

Deixe uma resposta