Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Política | Deputados aprovam projeto que garante apoio aos deficientes auditivos

Deputados aprovam projeto que garante apoio aos deficientes auditivos

Deputada Lenir Rodrigues - Foto: SupCom/ALE-RR

Deputada Lenir Rodrigues – Foto: SupCom/ALE-RR

Os parlamentares aprovaram nesta quarta-feira, 11, em turno único, durante sessão na Assembleia Legislativa de Roraima, o Projeto de Lei nº 039/2015, que cria o Programa de Apoio Médico-Terapêutico e Educacional aos Portadores de Deficiência Auditiva Profunda, de autoria da deputada Lenir Rodrigues (PPS). A matéria seguirá para sanção ou veto do Executivo.

Segundo a proposta, o programa atenderá gratuitamente os portadores de surdez profunda. E nos casos de indicação médica, será feita a realização do implante coclear que é a colocação de aparelho eletrônico no portador de deficiência auditiva severa ou profunda, que substitui as funções do ouvido que está com as células da cóclea danificadas.

Além disso, oferecerá fonoterapia e musicoterapia, com hora marcada, aos deficientes auditivos. Conforme a autora do projeto, outros estados da federação já contam com programas como esse. Além de proporcionar a pessoa com surdez profunda à chance de conviver com os sons, a medida dá amparo legal para que o gestor público possa promover os implantes cocleares, pois é um tratamento especializado e caro.

“Se a realização do implante coclear nos portadores de surdez profunda ainda em tenra idade, a pessoa tem maior grau de socialização, de aprendizagem porque ela já se acostuma com o mundo do barulho, das palavras e dos sons. Se a pessoa for colocar o implante somente na adultez, ela, às vezes, tem a rejeição porque já estar acostumada no mundo do silêncio”, explicou Lenir Rodrigues. Por isso, a importância do programa que garante proteção e integração social.

Sônia Lúcia Nunes

 

Deixe uma resposta