Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Política | Deputados aprovam programa voltado à saúde do homem

Deputados aprovam programa voltado à saúde do homem

Deputado Soldado Sampaio - Foto: SupCom-ALE-RR

Deputado Soldado Sampaio – Foto: SupCom-ALE-RR

O projeto que autoriza o Governo do Estado a implantar o Programa Estadual de Saúde Móvel do Coração foi aprovado por unanimidade de votos na sessão desta quarta-feira, 11, da ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima). De autoria do deputado Soldado Sampaio (PC do B), o objetivo é atender a população de baixa renda com exames que visem à prevenção de doenças cardíacas.

A ideia do deputado é que um veículo seja adaptado para percorrer bairros e municípios e equipado com aparelhos de eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico, avaliação de glicemia, colesterol e circunferência abdominal e massa. Para tanto, uma equipe multifuncional prestará o serviço.

Segundo Sampaio, ainda existe no homem a cultura de não procurar o médico para consultas preventivas, e o programa facilitará o acesso a esse tipo de cuidado.

“A Secretaria de Saúde tem visitado vários municípios e vilas com a caravana da saúde e o projeto é para incluir nessa equipe uma atenção especial à saúde do coração dos homens. Já que são eles, os que menos procuram o médico para se prevenir de doenças”, explicou.

Sampaio agradeceu aos deputados que votaram favorável ao projeto, e disse que vai aguardar a sanção da governadora e enfatizou que o projeto é autorizativo e que o Executivo implementa de acordo com suas condições.

Camila Dall”Agnol

 

Deixe uma resposta