Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Dedo Verde distribui sementes de planta que ajuda no combate à dengue

Dedo Verde distribui sementes de planta que ajuda no combate à dengue

Programa Dedo Verde vai distribuir mudas - Foto: Reynesson Damasceno

Programa Dedo Verde vai distribuir mudas – Foto: Reynesson Damasceno

Para celebrar os 22 anos de projeto Dedo Verde, comemorado nesta terça-feira, 14, a Prefeitura de Boa Vista preparou uma programação especial com blitz em vários pontos da cidade, com a entrega de sementes e panfletos sobre o programa. Os adolescentes estarão a partir das 9h, na Praça Barreto Leite.

Serão distribuídas sementes de uma planta chamada Crotalaria. Ela ajuda no combate ao mosquito da dengue. “Ao mesmo tempo em que vamos florir Boa Vista, vamos combater o mosquito da dengue com uma arma natural”, frisou a coordenadora do Dedo Verde, Karuliny Maia.

Atualmente, algumas cidades brasileiras utilizam a Crotalaria para combater a doença. Os moradores do Estado de São Paulo, que convivem com um surto de dengue, já adotaram a planta para tentar conter a epidemia que se alastra pelas cidades.

Durante a programação de aniversário, ainda serão entregues pela manhã, sementes e panfletos sobre o programa, no Terminal de ônibus, no Centro. À tarde, a entrega de sementes e panfletos será as 15h30, em frente à Assembleia Legislativa e no sinal da avenida Venezuela com a Mario Homem de Melo.

Crotalaria

As sementes são de uma pequena leguminosa que dá flores amarelas. Elas podem ser plantadas em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e nas margens dos rios. As flores atraem as libélulas que põem seus ovos em água limpa e parada. As larvas das libélulas devoram as larvas do Aedes Aegypti e depois de adultas, as libélulas também se alimentam do mosquito transmissor da dengue.

Ada Drews

 

Deixe uma resposta