Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Política | CPI do Senado: Roraima ocupa 20ª posição no mapa da violência, diz senador

CPI do Senado: Roraima ocupa 20ª posição no mapa da violência, diz senador

Telmário Mota - Fotos: SupCom

Telmário Mota – Fotos: SupCom

No Brasil, são assassinadas 56 mil pessoas por ano e Roraima ocupa o 20º lugar, no ranking do mapa da violência. Essa informação é do senador Telmário Mota (PDT-RR), durante sua explanação na audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Assassinatos de Jovens no Brasil, realizada na manhã desta sexta-feira, 3, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).Segundo ele, desse total de 56 mil pessoas 53% são jovens, sendo 77% negros e 93% do sexo masculino. Quanto a posição que Roraima ocupa, o senador disse que “aparentemente esse número parece ser pequeno em comparação aos grandes centros, mas considerando a população, com menos de 500 mil habitantes, é alarmante, e nos últimos 10 anos houve um aumento no número de jovens assassinados em Roraima, Rio Grande do Norte e Ceará”.

Sobre a audiência pública, o parlamentar falou que a intenção é ouvir as autoridades e a sociedade para saber qual a causa desses altos índices de violência e criminalidade nesses estados. “Vamos elaborar e apresentar um relatório a nível nacional e de Governo Federal, em como atuar e ajudar esses estados com políticas públicas corretas”, disse Mota.

Desestrutura familiar, dependência química e jovens desempregados foram alguns dos problemas identificados em Boa Vista pelo senador. Conforme ele, a proposta é solucionar essas temáticas, no sentido de acabar ou até mesmo diminuir a violência e assassinatos entre jovens.

“Essa CPI tem como finalidade fazer um levantamento desses números alarmantes, bem como uma “radiografia” do Brasil, para podermos apresentar ao Governo Federal uma alternativa. Eu espero que a gente realmente possa sair daqui com uma saída do que acontece em Roraima. Queremos também ajudar o Executivo estadual e municipal a solucionar essa situação”, declarou o senador, ao comunicar que os investimentos serão aplicados a partir de uma conclusão dessa audiência, nos segmentos que forem precisos para combater a criminalidade, uma vez que o objetivo é tirar os jovens desses altos índices de violência.

“Precisamos fazer esse elo entre os governos Federal e Estadual e assim trazermos uma solução para Roraima. O relatório dessa audiência será a peça que vamos utilizar para buscar políticas corretas para nosso Estado”, concluiu Telmário.

Igeane Marques

 

Deixe uma resposta