Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Esporte | Corrida 9 de Julho reúne 5 mil pessoas e recebe corredores de elite

Corrida 9 de Julho reúne 5 mil pessoas e recebe corredores de elite

Evento já chama atenção de corredores de elite do país - Foto: Reynesson DamascenoO Palco Velia Coutinho deu espaço, neste domingo, 6, para a 14ª Corrida Internacional 9 de Julho. O evento, antecipado devido aos jogos da Copa do Mundo, reuniu cerca de 5 mil pessoas, entre atletas e público em geral. Neste ano, a corrida, que prestigiou o aniversário de 124 anos de Boa Vista, atraiu competidores de elite, que vieram de estados como Minas Gerais, São Paulo e Amazonas.

Pontualmente às 17h, foi dada largada para o percurso de 10km. Após 30 minutos e 53 segundos, o mineiro de Guanhães, Valdir Sérgio de Oliveira, de 28 anos, atravessou a linha de chegada, conquistando o primeiro lugar geral. “Eu queria mesmo é jogar bola. Mas aí meus irmãos me diziam pra eu ser corredor, que seria meu futuro. Arrisquei, e desde 2007 tenho visto os resultados. E sabe, essa corrida 9 de julho é uma das mais organizadas que já vi”, contou Valdir.

O primeiro roraimense a finalizar a prova e levar a premiação local, Paulo César Silva, tem uma história de vida de superações. “Eu sofri um acidente há 15 anos, que tornou minha respiração nasal mínima. Então, comecei a treinar para controlar isso. Não sou profissional, mas fiquei tão feliz em participar e dessa vez ganhar. É um reconhecimento para quem não tem patrocínio”, contou Paulo, emocionado. Ele já havia participado oito vezes da corrida, mas sempre ficava em segundo lugar.

Provando que não existem dificuldades quando se está disposto a superá-las, Maurício Morais, de 20 anos, participou da competição. Detalhe, ele é paraplégico por conta de problemas genéticos. O cadeirante seguiu firme na corrida, com a ajuda de um amigo. “Ele me empurra um pouco, e eu sigo. Penso que a gente nunca deve desistir daquilo que quer, porque sempre podemos superar dificuldades”, afirmou o paraense, que mora em Boa Vista há 6 anos e fechou os 10km em 44 minutos.

No ranking feminino, os três primeiros lugares ficaram para as atletas de elite com peso nacional. Na primeira posição, despontou a paulista de Sertãozinho, Maria Zeferina Baldaia. Em segundo, Juliana Gusmão, de Manaus, Amazonas e, em terceiro, a mineira de Ribeirão das Neves, Maria Regina Santos Seguins.

Percurso de 5km

Quinze minutos depois da buzina anunciar o fim da prova de 10km, foi a vez do percurso de 5km começar. A prefeita Teresa Surita participou da prova e depois de 35 minutos, completou o trajeto com alegria estampada no rosto. “Eu não queria vencer de forma alguma, apenas cronometrar meu tempo. E olha, fui mais rápida que no ano passado!”, comemorou a prefeita.

Nos 5km Geral, o venezuelano Luíz Iriza, de 59 anos, e mais quatro amigos também se empenharam. O resultado foi o quinto lugar para Luíz. “Eu corro desde os 4 anos. Não posso medir o quão importante o esporte é para mim, simplesmente porque ele é a minha vida. Foi a primeira vez que vim na 9 de Julho, e estou encantado com a organização”, contou o venezuelano, que pretende voltar no próximo ano com mais amigos.

Os vencedores

Abaixo, a lista dos vencedores por categoria e o tempo de cada um.

10km – Masculino GERAL

1º – Valdir Sérgio de Oliveira – 30’53’’

2º – Ivanildo Pereira dos Anjos – 31’01’’

3º – Manuel Isidro Bellorin – 31’31’’

10km – Feminino GERAL

1ª – Maria Zeferina Rodrigues Baldaia – 37’40’’

2ª – Juliana Gusmão Rodrigues – 40’08’’

3ª – Maria Regina Santos Seguins – 40’44’’

10km – Masculino LOCAL

1º – Paulo César Silva Oliveira – 32’53’’

2º – Franquinaldo Araújo de Oliveira – 33’40’’

3º – Ronildo da Silva Oliveira – 34’06’’

10km – Feminino LOCAL

1ª – Ligéria Castro Farias – 43’23’’

2ª – Nauriene Lourenço de Carvalho – 46’11’’

3ª – Neide Maruai Cipriano – 46’07’’

5km – Masculino GERAL

1º – Rafael da Mota de Mendonça –  17’48’’

2º – Carlos Manoel Orrites Venzel – 18’24’’

3º – Luís Fernando da Silva Ferreira – 19’10’’

5km – Feminino GERAL

1ª – Iolanda Rodrigues Siqueira – 21’52’’

2ª – Luz Marina Ramirez Peña – 22’54’’

3ª – Suzimara da Costa de Oliveira – 23’02’’

 

 

 

Deixe uma resposta