Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Esporte | Copa Norte de Rugby: Boa Vista vai sediar jogo da semifinal da competição

Copa Norte de Rugby: Boa Vista vai sediar jogo da semifinal da competição

A disputa será entre o time roraimense Makuxi e o Grua, de Manaus - Foto: Liga Norte de Rugby

A disputa será entre o time roraimense Makuxi e o Grua, de Manaus – Foto: Liga Norte de Rugby

No próximo sábado, 23, o estádio Ribeirão será palco de uma das etapas regionais da copa Norte de Rugby. Essa será a etapa semifinal da copa, a disputa realizada em solo roraimense fica entre os time do Grua de Manaus e o Makuxi único representante de Roraima na competição. A competição está prevista para começar às 16h e terá entrada gratuita para toda a população.O esporte na região norte tem crescido, e com isso novas modalidades vão surgindo e ganhando espaço. O rugby é um esporte que segue essa linha, uma modalidade que tem tomado dimensões na região. Esse ano por exemplo, a copa norte de rugby que está em sua terceira edição veio em outro formato como forma de firmar a competição, antes era realizada em apenas um final de semana, agora ela está sendo disputada em algumas cidades da região norte. Nesta edição houve participação de seis times representados pelos estados do Amazonas, Pará, Roraima e Acre.

Copa Norte

Torneio de 15 jogadores, iniciou em março desse ano com a disputa entre seis times da região norte, Acemira Japuaçu de Belém (PA), Grua e Picanhas de Manaus (AM), Rio Branco do Acre e o time do Makuxi de Roraima.

Na primeira fase da copa, todos jogaram entre si em jogos de ida e volta e saíram os três melhores da chave única, seguido do quarto lugar (perdedor). A primeira fase da copa norte aconteceu nas cidades de Belém e na cidade de Manaus.

Nessa segunda fase da copa tendo como classificados em primeiro o Acemira, em segundo o time do Grua e em terceiro lugar o time roraimense Makuxi.

Dessa forma o primeiro jogo ficará entre as equipes do Grua e do Makuxi, realizado dia 23 de maio no estádio Ribeirão às 16h. já o próximo jogo será entre o primeiro colocado da chave (Acemira) contra o quarto colocado (Rio Branco) que deve ocorrer na cidade de Manaus em uma data ainda a ser definida.

Liga Norte

O torneio é realizado pela Liga norte de rugby que tem a participação de todos os times da região norte. Segundo o diretor de marketing da Liga, Célio Oliveira, hoje a maior dificuldade encontrada pela liga para expandir a modalidade na região é o deslocamento. “Alguns estados do norte não possuem opções de locomoção, o que torna mais caro o custeio do transporte dos atletas”, ressaltou Célio.

Perfil dos Times

Fundado em 2013, o time roraimense do Makuxi tem apenas dois anos de criação, e nesse modelo de competição será a primeira participação, no ano passado o time não conseguiu compor a equipe para a disputa. Segundo diretor técnico do time, Célio Oliveira, tecnicamente o time é muito novo e não está nem em 50% de seu adversário, mas que vem tendo um bom desempenho na competição. “A equipe foi muito bem na primeira fase, jogou contra o time do rio branco que estava com jogadores experientes emprestados do Korubos (AM) e mesmo assim conseguimos ganhar deles”, disse Célio, ressaltando que o time do Grua (AM) será um enorme desafio já que além de ter mais de 20 anos de criação, conta ainda com um jogador que já esteve na seleção norte americana de rugby.

Os apoiadores do Rugby em Roraima são: CECOR – Centro de Oncologia de Roraima, Estúdio R2, Lojas Perin e Unimed Boa Vista.

Poliana Araújo

 

Deixe uma resposta