Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Interior | Construção da ponte do rio Cambaru é concluída

Construção da ponte do rio Cambaru é concluída

Construção da ponte garante segurança e tranquilidade para os moradores de inúmeras localidades do município de Uiramutã  - Foto: Secom/RRO Governo do Estado finaliza nesta semana a obra de construção da ponte sobre o rio Cambaru, no município de Uiramutã. Os trabalhos começaram em abril deste ano, com previsão de término de 180 dias, mas foram empreendidos muitos esforços para conclusão da obra antes da intensificação do período chuvoso. Localizada na RR-171, via de acesso a várias localidades de Uiramutã, a ponte vai garantir segurança para quem transita por essa rodovia, beneficiando a prestação dos serviços de saúde e de educação e atividades comerciais, como transporte de mercadorias.

De acordo com o diretor do Departamento Estadual de Infraestrutura de Transportes (DEIT), engenheiro Edílson Lima, o governador Chico Rodrigues pediu agilidade na execução da obra, para evitar atrasos ocasionados pelo período chuvoso e acabar com os transtornos vivenciados pelos moradores da sede do Uiramutã e de vilas e comunidades indígenas, cujo acesso é feito pela RR-171.

“A população, ano após ano, viveu situação traumática, inclusive com desabastecimento de mercadorias, gerado pelas dificuldades de tráfego, durante a época de chuvas, quando o nível do rio sobe”.  Nessas ocasiões, a passagem molhada existente fica submersa, obrigando condutores a passar horas aguardando o nível da água baixar para fazer a travessia. Segundo Edílson Lima, a realização da obra resolve definitivamente esse problema.  

A ponte recém-construída é uma das maiores do Estado, com 100 metros de extensão, e foram tomadas inúmeras medidas de segurança, para garantir que a estrutura resista à força das águas, em casos de intempéries mais severas. “As dimensões dos pilares e das sapatas são bem maiores. A ponte é mais larga e mais extensa do que a anterior, que foi destruída pelas águas, e as bases foram implantadas em rocha consolidada”, explica o diretor do DEIT.

Uma das obras mais aguardadas pela população do município de Uiramutã nos últimos anos, a construção da ponte sobre o rio Cambaru teve investimentos de R$2,1 milhões, num contrato que incluiu também a reconstrução de uma ponte de madeira, com extensão de 15 metros, localizada na km 33 da RR-171.

 

 

 

Deixe uma resposta