Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Consciência Negra: TV Universitária exibe filmes sobre cultura afro-brasileira

Consciência Negra: TV Universitária exibe filmes sobre cultura afro-brasileira

Documentário Casa da capoeira. Foto: Platô Filmes

Documentário Casa da capoeira. Foto: Platô Filmes

A africanidade brasileira é tema do programa Cinema Livre, da TV Universitária (Canal 2), de 21 de novembro (sábado). O programa vai ao ar com três filmes, a partir das 13 horas, logo após o programa Stadium. O primeiro é o curta-metragem experimental ‘Som da Raça’ (5min, 2014), dirigido por Celso Prudente e produzido por Éder Rodrigues e JPavani. Em seguida, vem o documentário ‘Casa da Capoeira’ (12min, 2014), dirigido por Thiago Bríglia. O terceiro filme é ‘Cidade da Fé: diversidade e religiosidade na cidade de Codó’ (39min, 2013), dirigido por Éder Rodrigues e produzido por Dhonnys Carlos.

O documentário experimental ‘Som da Raça’, de Celso Prudente, aborda a sensibilidade africana na diáspora, por meio da música, fazendo um inventário da trajetória da consciência racial. Com o instrumentista e artista plástico Renato Costa como protagonista, o filme revela o negro em suas assimilações culturais e influências transmitidas pela música, seja no uso do tambor africano, do contrabaixo primitivo, que remete ao jazz clássico, ou com o toque do piano clássico.

O documentário ‘Casa da Capoeira’, de Thiago Bríglia, apresenta a construção da Casa de Capoeira de Roraima. O espaço construído com materiais reciclados no Parque Anauá é resultado de reuniões dos capoeiristas locais com representantes do poder público, atendendo a uma demanda pela prática da capoeira e pela difusão da dança e da luta para a cultura brasileira. O filme traz entrevistas de mestres de capoeira de Roraima e de outros Estados.

‘Cidade da fé’, de Éder Rodrigues, é um ensaio documental sobre liberdade religiosa e diversidade cultural no Brasil, por meio de entrevistas com católicos, protestantes, espíritas e umbandistas de uma mesma cidade do Maranhão. Codó revela a convivência, por vezes pacífica e agressiva, entre credos que, como em todo o Brasil, precisam avançar no respeito à diferença, partindo do princípio do direito à liberdade religiosa.

Cinema Livre

O programa Cinema Livre estreou em abril deste ano e veicula filmes de produtores independentes, da Amazônia e de domínio público. Já exibiu documentários e filmes ficcionais de diretores como Jorge Pavani, Éder Rodrigues, Luiz Cláudio C. Duarte e Alex Pizano. Os filmes selecionados para esta edição fazem parte da programação especial da Semana da Consciência Negra da TV Universitária, que terá ainda os programas Mestre da Literatura, sobre Machado de Assis, e Palco Amazônia, com show de Naná Vasconcelos.

Serviço

Horário: 21 de novembro (sábado), às 13 horas

Documentários: ‘Som da Raça’, ‘Casa da Capoeira’ e ‘Cidade da fé’

Aldenor Pimentel

 

Deixe uma resposta