Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Comitê divulga escolas vencedoras do Prêmio Ottomar de Sousa Pinto

Comitê divulga escolas vencedoras do Prêmio Ottomar de Sousa Pinto

O Comitê se reuniu para a avaliação final das escolas - Foto: Ascom/SEEDO Comitê de Avaliação divulgou os resultados do Prêmio Estadual de Qualidade e Liderança Educacional Ottomar de Sousa Pinto, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED) para disseminar a cultura da autoavaliação da gestão escolar em busca da melhoria do processo educacional.

Na Etapa Ensino Fundamental I o primeiro lugar foi para a Escola Estadual Princesa Isabel. No Ensino Fundamental II, a Escola Estadual Olavo Brasil Filho conquistou o primeiro lugar; em segundo, ficou a Escola Estadual Vereador Francisco Pereira Lima (Mucajaí) e em terceiro, a Escola Estadual São José.

Na Etapa Ensino Médio, o primeiro lugar foi para a Escola Vanda da Silva Pinto e em segundo lugar, a Escola Estadual Vitória Mota Cruz. Somente o primeiro lugar de cada etapa de ensino recebe a premiação no valor de R$ 10 mil para a escola. A entrega será realizada em uma data a ser definida pela coordenação.

Irene Siqueira Araújo, gestora da Escola Estadual Vanda da Silva Pinto, disse que a comunidade escolar trabalhou unida em busca desse objetivo e que todos estão felizes com o resultado. “É uma satisfação muito grande para nós, que estamos trabalhando há alguns anos para conquistar esse Prêmio”, disse.

Para Creuza Evangelista, diretora do Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais (DEPE) da SEED, com o Prêmio, foi possível conhecer um pouco mais do trabalho realizado pelas instituições de ensino. “Percebemos que as escolas conseguem fazer um trabalho pedagógico contextualizado, com o envolvimento da comunidade, em busca da excelência do ensino”, disse.

No total, 22 escolas se inscreveram, mas apenas 20 conseguiram preencher corretamente os formulários exigidos. Para Creuza, o número foi considerado baixo. “O número foi pequeno, porém, continuaremos motivando as escolas para participar, pois além de trazer benefícios, também é uma forma de valorizar as ações desenvolvidas pelas instituições de ensino”, enfatizou a diretora do DEPE.

O Prêmio

O Prêmio de Qualidade e Liderança Educacional Ottomar de Sousa Pinto é voltado para as instituições de ensino da rede estadual e tem como objetivo mobilizar a comunidade escolar para uma avaliação e melhoria de ações, processos e prática de gestão comprometida com a aprendizagem e o sucesso dos alunos.

Também busca o compromisso com os processos de ensino e aprendizagem e incentiva o implemento de um modelo de gestão escolar centrado na gestão democrática e participativa. O prêmio é dividido em três etapas: Ensino Fundamental I (2º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio.

As escolas participantes realizam um processo de autoavaliação de cinco indicadores: Gestão Pedagógica, Gestão de Resultados Educacionais, Gestão Participativa e Gestão de Serviços e Recursos. As instituições também apresentam indicadores de qualidade, plano de melhoria da gestão escolar e relatório de como aconteceu o processo de gestão com todos os segmentos da escola.

Além disso, uma novidade do prêmio este ano é que as escolas também desenvolveram projetos relacionados à biografia do ex-governador do Estado, Ottomar Pinto, bem como a valorização de práticas pedagógicas que retratem a história de Roraima e dos seus pioneiros.

Os formulários preenchidos são avaliados pelo Comitê, o qual é formado por sete membros, representantes de departamentos da SEED. Em seguida, os membros do Comitê realizam visitas para conferir in loco as atividades da escola para então concluir a avaliação. 

 

 

 

Deixe uma resposta