|
||
| Projeto incentiva civismo e cidadania nos estudantes municipais |
|
Projeto incentiva civismo e cidadania nos estudantes municipais Alunos da rede municipal que são beneficiados pelo Bolsa Família estão participando de atividades que promovem o seu desenvolvimento físico e educacional. O projeto Civismo e Cidadania Forte São Joaquim do Rio Branco atende a 20 crianças e é uma parceria da Prefeitura de Boa Vista com a 7ª Brigada de Infantaria.
O projeto beneficia estudantes de 8 a 12 anos, das escolas municipais Maria Gertrudes Mota de Lima e Luiz Canará. Eles participam das atividades às terças, quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 13h30. O trabalho piloto será desenvolvido até o final do ano. As crianças recebem da Prefeitura material didático, fardamento, lanche e transporte. O projeto é uma ação integrada entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde e Gestão Participativa. As secretarias auxiliam com serviços como assistência médica, educação no trânsito, prevenção a doenças, assistência psicossocial, entre outros. Ao exército, cabe fomentar nas crianças o civismo, educação moral, disciplina, práticas de educação física, consciência ambiental, além de aulas de reforço escolar. Para o 2º Tenente Anderson Camillo, a parceria entre as instituições é importante para tirar as crianças da área de risco social e prevenir possíveis problemas futuros na sociedade. “Aqui, elas aprendem a noção dos seus direitos e deveres e ganham discernimento entre certo e errado” conta o tenente. Além do 2º Tenente, ministram as aulas para os garotos o 2º Sargento Fábio Barreto e o Sub-Tenente Paulo Roberto. As crianças integrantes do programa foram selecionadas pela equipe da Secretaria Municipal de Gestão Participativa e Cidadania, que administra o Bolsa Família em Boa Vista. John Madson (11), da escola municipal Maria Gertrudes de Lima, está gostando das atividades e pretende no futuro se tornar um soldado. “Estou aprendendo a respeitar as ordens do monitor do exército. Antes, eu não respeitava muito as ordens das pessoas. Estou conhecendo coisas como os hinos do Brasil, de Roraima, animais regionais no zoológico do quartel, além de ser muito divertido” diz Madson. Bruno Willemon
|