|
||
| Rorainópolis oferece teste rápido de HIV |
|
Para o tamanho da população municipal que passa dos 30 mil habitantes, os números de casos positivos confirmados com o teste, são preocupantes uma vez que o exame não é liberado para toda a comunidade, exceto no mês de dezembro, quando a campanha “Fique Sabendo”, entra em vigor. “Se nesses grupos selecionados temos números elevados de portadores do vírus HIV, é preocupante por que o vírus é distribuído com muita facilidade, principalmente por que todas as pessoas gostam de sexo, mas, é necessário transar com segurança. Preservativo é o único método para evitar o contágio”. Explica a Enfermeira responsável pelos testes, Jane Nogueira. Quando os casos são positivos, os pacientes são encaminhados para o tratamento em Boa Vista, caso o paciente queira se submeter. Fica a critério do portador do vírus decidir onde fazer o tratamento. Cerca de quinze pessoas são atendidas semanalmente e no final do mês, mais de 60 atendimentos são realizados. Esses dados são repassados a Secretaria Estadual de Saúde e posteriormente são condensados com os números estaduais e enviados para o Ministério da Saúde. Os dias de atendimento são segunda-feira pela manhã, terça-feira durante todo o dia e nas quintas-feiras no horário matutino e vespertino, na sala de DST/AIDS. O teste rápido HIV é um procedimento de triagem, de uso único, que usa um coquetel de antígenos para detectar anticorpos para HIV em soro, plasma e sangue total, humanos. Ele se baseia nas tecnologias de imunocromatografia e fluxo lateral. Resultados reativos são evidências de exposição ao HIV e podem ser usados como suporte ao diagnóstico clínico. O teste rápido é indicado somente para uso por profissionais de saúde. “Eu amo o que faço, por isso passei por esse treinamento com profissionais da área da saúde. Não me canso e tenho satisfação em fazer o teste o cuidar dos pacientes que se encontram com DST ou AIDS”, finalizou Jane Nogueira. João Barros
|