Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Chico Guerra confirma candidatura à reeleição como deputado estadual

Chico Guerra confirma candidatura à reeleição como deputado estadual

Chico Guerra: "Espero contar com o apoio de todos que confiam e acreditam no meu trabalho" - Foto: Charles WellingtonO presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Chico Guerra (PROS), confirmou nesta segunda-feira, 7, por meio de sua página no Facebook, que pediu registro de candidatura à reeleição. A afirmação é devido a boatos nas redes sociais de que ele não seria candidato este ano.

 

Guerra disse que está iniciando mais uma caminhada com muitos desafios para 2014 e que, à frente do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) em Roraima, assume o compromisso de trabalhar pela mudança e pelo desenvolvimento de Roraima.

“No último sábado, 5, oficializei minha candidatura a deputado estadual e, assim, espero contar com o apoio de todos que confiam e acreditam no meu trabalho”, escreveu o parlamentar.

Trajetória política

O deputado Chico Guerra começou sua carreira política em 1990, junto com a transição do Território Federal de Roraima em Estado. Deputado Constituinte, Chico Guerra nunca perdeu uma eleição e hoje exerce seu sexto mandato e concorrerá ao sétimo em 5 de outubro próximo.

“Fui vice-presidente da Assembleia Constituinte. Conseguimos criar uma Constituição moderna para Roraima e, a partir desta época, o Estado passou a funcionar na sua plenitude”, afirma, acrescentando que motivo de orgulho também foi sua participação na criação das Leis dos municípios de Cantá e Rorainópolis que, atualmente, são os dois maiores produtores do Estado.

Nascido em em 27 de junho de 1956, em Boa Vista, é casado e pai de três filhos. Tem forte base eleitoral no Município de Caracaraí. Nesses 23 anos como deputado estadual, atuou em causas relevantes, como a elaboração e a implantação das leis que regem o Estado e ajudaram a assegurar os direitos e garantias dos cidadãos.

Chico Guerra é conhecido e respeitado entre seu colegas parlamentares como o conciliador, apaziguador, aquele que busca soluções por meio do entendimento, do diálogo. Suas emendas parlamentares têm como destino não apenas o Município de Caracaraí, mas todas as regiões que precisam de atenção do poder público estadual.

Para Caracaraí, destinou emendas para serem revertidas na expansão da rede elétrica, asfaltamento, calçamento de bairros, estruturação da Universidade Estadual de Roraima (UERR), entre outros.

Um dos focos se sua atuação parlamentar é a educação, realizando programas e aprovando leis para garantir a reestruturação e a expansão do sistema educacional estadual, com indicações para a construção e o reaparelhamento de escolas e creches em vários municípios e bairros da capital. O deputado também fez parte da comissão que tratou da implantação da UERR.

Direitos Humanos

Ainda na primeira legislatura, o deputado Chico Guerra foi responsável pela criação da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da ALE-RR e se mostrou sensível à causa dos brasileiros presos na Venezuela. Prisões ilegais, agressões, maus tratos e até chacina envolvendo brasileiros levaram o deputado a lutar pela dignidade dos roraimenses que buscavam a sobrevivência, por meio do garimpo, em outras terras.

Durante os 23 anos de história política, o deputado já soma mais de 60 viagens à Venezuela, Guiana Francesa, Guiana Inglesa e Suriname, e totaliza mais de 900 brasileiros repatriados, além da criação de uma frente parlamentar para averiguar os relatos de insegurança aos turistas roraimenses nos países vizinhos.

Presidência da ALE-RR

Para a 6ª legislatura da ALE-RR, Guerra foi o quinto deputado mais votado, com 4.592 votos, sendo eleito presidente do Poder Legislativo Estadual por dois mandatos consecutivos, o que garante sua permanência na presidência da Casa até o ano de 2014.

Na atual legislatura, o parlamentar vem se destacando pelo expressivo número de audiências públicas e simpósios realizados. Foram mais de 30 eventos em apenas dois anos. “As pessoas estão começando a entender o Poder Legislativo como um parceiro em seus anseios”, afirma Guerra.

À frente da Presidência da Casa também implementou serviços necessários à população, como o Centro de Apoio à mulher (CHAME), que passou por uma reestruturação e em três anos de funcionamento realizou mais de seis mil atendimentos; o Centro de apoio às Câmaras Municipais (CAC), o Procon Assembleia e a Assembleia Cidadã.

“Ainda temos muito para fazer pelo Estado de Roraima. Temos ainda vários projetos para apresentar que objetivam a melhoria de vida da nossa população. A luta continua”, assegura o Chico Guerra.

 

 

Deixe uma resposta