Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | CERR adota sistema de Pregão Eletrônico para compras e contratações

CERR adota sistema de Pregão Eletrônico para compras e contratações

A Companhia Energética de Roraima (CERR) iniciou em abril a implantação de uma nova modalidade nos processos licitatórios realizados pela empresa. A partir deste ano, as contratações e aquisições de produtos e serviços feitos na empresa serão realizados por meio de Pregão Eletrônico, modalidade feita por meio da internet, que permite, entre outras coisas, maior eficiência, transparência e economia, já que incentiva a competitividade e concorrência entre as empresas de todo o país.

Nesta sexta-feira, 30, a CERR concluiu o primeiro Pregão Eletrônico da história da Companhia, pelo mesmo sistema nacional utilizado pelo Banco do Brasil, para contratação  de uma empresa de locação de grupos geradores. Os equipamentos irão atender os municípios do Bonfim e Alto Alegre, em regime de 24h/dia, reforçando a geração e garantindo a estabilidade no fornecimento de energia para os municípios. Das sete propostas apresentadas, foi escolha da a empresa que ofereceu menor preço.

A adoção da ferramenta foi uma recomendação da Diretoria Executiva que, estabeleceu que as licitações fossem realizadas de forma de pregão eletrônico, e para isso desde o ano passado, capacitou a equipe responsável da Comissão de Licitação para que adequassem os processos, editais, cadastros para implantação do novo sistema.

“Em abril lançamos os seis primeiros editais de abertura de licitações no novo sistema, tanto para contrações de serviços, quanto aquisições de materiais.  Antes utilizávamos o Pregão Presencial, que exige a presença de um representante da empresa na licitação, o que restringe a competitividade entre as empresas. No Pregão Eletrônico qualquer empresa do país pode apresentar sua proposta e concorrer e a CERR escolhe a mais vantajosa”, compara a Rose Mary Gondim, chefe da Divisão de Suprimentos da CERR.

Sobre os benefícios da modalidade, explicou que toda a contratação é feita via sistema eletrônico, de forma simplificada. O sigilo das empresas participantes é outra garantia, até a finalização da licitação. 

“A ganhadora só é conhecida ao final do processo quando vai para fase de lances, onde vence a empresa que oferece o menor preço.  Após isso, avaliamos a documentação da empresa, se aprovada contratamos, se não, convocamos a próxima, em ordem de classificação”, afirmou ao destacar a lisura do processo, transparência, a impessoalidade, além do incentivo à competitividade, ao ampliar a disputa entre as empresas.

Os interessados em participar das demais licitações podem adquirir os editais pelos sites: www.cerr.rr.gov.br e licitacoes-e.com.br.

 

Deixe uma resposta