Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Centro de Cardiologia realizou 199 cateterismos neste ano

Centro de Cardiologia realizou 199 cateterismos neste ano

No próximo mutirão a meta é atender 40 pessoas – Fotos: Ascom/Sesau

Até o mês de novembro desde ano, o CCDI (Centro de Cardiologia em Diagnóstico por Imagem) atendeu 199 pessoas em oito mutirões de cateterismo em 2017. Com objetivo de diminuir a demanda reprimida, o próximo mutirão ocorre na segunda semana deste mês, com a previsão de atender 40 cardiopatas.

No mutirão passado, entre os dias 24 a 28 de novembro, havia 28 procedimentos agendados, sendo 20 pacientes externos e oito pacientes internos do HGR (Hospital Geral de Roraima), mas dois apresentaram problemas de saúde e não puderam ser atendidos.

“Os pacientes que precisam fazer o cateterismo passam por uma triagem e algumas vezes ocorrem aterações. O nervosismo também contribui para isso e faz com que o exame não seja realizado”, justificou a diretora do CCDI, Fátima de Jesus.

Exame

O cateterismo cardíaco é um procedimento médico utilizado para diagnosticar e tratar, quando necessário, os casos de obstrução das artérias coronarianas, que são as que nutrem o músculo cardíaco.

O procedimento dura de 20 a 30 minutos e depois disso, o paciente permanece algumas horas em observação e, caso não apresente alteração, é liberado em seguida. Os exames são realizados no Setor de Hemodinâmica pelos cardiologistas Luís Carlos Vieira Matos, Marcelo Nakashima e Maurício Nakashima.

 

Deixe uma resposta