Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Censo Escolar: gestores escolares devem se atentar para o cumprimento do prazo

Censo Escolar: gestores escolares devem se atentar para o cumprimento do prazo

Oito municípios ainda não iniciaram o Censo Escolar. O prazo encerra daqui de 45 dias úteis - Foto: Ascom/SEEDO Censo Escolar da Educação Básica 2014 foi lançado há vinte dias e dias e até agora somente 1,8% das escolas da rede estadual de ensino realizou o processo censitário. O prazo final encerra no dia 15 de agosto.

A primeira escola a concluir o Censo em Roraima foi a Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, em segundo lugar, a Escola Estadual José de Alencar (Rorainópolis) e em terceiro, a Escola Estadual João Rodrigues (São Luiz).

Já em relação à rede municipal, o primeiro a finalizar o repasse das informações foi Rorainópolis, seguido de Caroebe. Até o momento 27% da rede municipal realizaram o Censo, 13% da rede privada e a rede federal ainda não iniciaram. Também não iniciaram o Censo os municípios de Alto Alegre, Amajarí, Bonfim, Caracaraí, Iracema, São Luiz, Normandia e Uiramutã.

O Censo Escolar é coordenado em todo o Brasil pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Informações Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os gestores das instituições de ensino são os responsáveis pelas informações da escola, as quais são repassadas pela unidade de ensino direto ao Sistema EducaCenso, por meio do site www.educacenso.inep.gov.br.

A coordenação local do Censo alerta para a importância do cumprimento do prazo pelos gestores, já que o Censo Escolar é de fundamental importância para o desenvolvimento de todas as ações do processo educacional.

“O exercício financeiro de 2015 depende da realização do Censo Escolar. Se o mesmo não for realizado em tempo hábil, prejudicará o repasse de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica, o FUNDEB”, explicou Selma Mariot, gerente de Avaliações e Informações Educacionais da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED).

Ainda segundo Selma Mariot, uma novidade do Censo Escolar 2014, é que o mesmo pode ser acompanhado pela internet, desta vez separados por rede. Ou seja, será possível visualizar o andamento do processo censitário nas redes estadual, municipal, federal e privada, o que não ocorria antes. O andamento do Censo está disponível no endereço eletrônico sitio.educacenso.inep.gov.br.

Censo Escolar

Segundo o Censo Escolar da Educação Básica 2013, em Roraima existem 776 escolas, sendo que 377 são da rede pública estadual de ensino e possuem 76.410 alunos matriculados. Em Boa Vista, são 61 escolas estaduais e 43.346 estudantes. Na zona urbana dos municípios são 83 escolas e 55.893 alunos. Já na Educação Indígena são 253 escolas e 13.914 estudantes matriculados.

O Censo Escolar da Educação Básica tem papel fundamental dentro do processo educacional. Por meio dele, são coletadas informações que vão formar o panorama nacional da Educação e formular as políticas públicas e execução de programas na área de educação como PDE e o Cálculo das taxas de aprovação e reprovação do aluno. 

Também é por meio do Censo que se realiza a transferência de recursos públicos para alimentação e transporte escolar, distribuição de livros didáticos, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, entre outras ações essenciais para o funcionamento da Educação.

 

 

 

           

Deixe uma resposta