Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | CCTI abre inscrições para os cursos de Robótica e Desbravadores Digitais

CCTI abre inscrições para os cursos de Robótica e Desbravadores Digitais

Campeonato de Robótica no CCTI – Foto: Andrezza Mariot

O Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) está com inscrições abertas a partir desta segunda-feira 27, para os cursos da modalidade de Robótica – com 54 vagas – e para o projeto Desbravadores Digitais – com 50 vagas. As inscrições podem ser feitas no site http://ccti.boavista.rr.gov.br e seguem até serem preenchidas todas as vagas oferecidas.

As vagas são destinadas à comunidade em geral, os alunos só precisam cursar do 3º ao 5º ano do ensino fundamental e estar na faixa etária de 9 a 11 anos. O curso de Robótica terá duração de cinco meses, com uma aula semanal de 4 horas, tendo turmas nos horários das 8h às 12h e das 14h às 18h, na segunda, terça ou quarta-feira. No ano passado, as aulas ocorriam duas vezes por semana, com duração de duas horas. No ato da inscrição, o aluno deverá selecionar o dia e o turno de preferência.

Após a inscrição no site, os pais ou responsável precisam ir ao CCTI fazer o cadastro da criança. No local, deve apresentar seus documentos pessoais e do aluno, são eles: RG, CPF, comprovante de residência atualizado, e o comprovante de escolaridade do aluno (originais e cópia). O CCTI fica localizado na avenida Glaycon de Paiva, 1820, bairro Mecejana.

As aulas estão previstas para iniciar no dia 3 de abril e encerrar no mês de agosto no CCTI.

O projeto de Robótica é uma atividade extracurricular, onde os alunos serão capacitados com aulas de iniciação tecnológica, programação, montagem e desmontagem dos robôs feitos inteiramente com peças Lego e programados com a tecnologia Lego Mindstorms. Com a finalização do curso, os alunos participarão do Torneio Municipal de Robótica.

Segundo o diretor do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Johnny Pereira, as mudanças foram pensadas para aumentar o rendimento dos alunos e melhorar a qualidade do projeto, adequando a metodologia aplicada durante as aulas, e facilitar a logística dos pais. “Deixamos o curso de Robótica com uma aula semanal para que os pais pudessem ter mais opção na hora de buscar os filhos no encerramento do expediente”, concluiu o diretor.

Desbravadores Digitais

O curso do projeto Desbravadores Digitais também terá carga horária de 80 horas, serão abertas duas turmas, cada uma com 25 alunos. As aulas serão ministradas nas terças e quintas-feiras, das 14h às 15h40 e das 15h50 às 17h30.

A previsão é que o curso inicie no dia 3 de abril e seja concluído em setembro. O interessado em participar só precisa estar na faixa etária de 11 a 15 anos e entregar as cópias e originais dos documentos pessoais e comprovante de residência, assim que se inscrever pelo site.

O projeto Desbravadores Digitais ensina a construção de políticas públicas a partir do escopo de gestão de projetos, entendimento de construção de políticas públicas, formação geográfica e programação de sistemas. Este ano, o tema trabalhado será “Agricultura e Clima”.

 

Deixe uma resposta